A compra de comida por aplicativo foi um dos serviços que mais cresceu em tempos de pandemia no Brasil e, diante desse mercado em potencial, criminosos têm se aproveitado para aplicar o chamado “Golpe do Delivery“.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<
O Golpe do Delivery trata-se de uma ação criminosa que ocorre quando o consumidor realiza um pedido de comida por um aplicativo (iFood, Uber Eats e Rappi, por exemplo) e é vítima de uma fraude na hora do pagamento.
Esse golpe tem feito centenas de vítimas em todo País, entre celebridades e pessoas comuns. Entre os famosos, uma das que acabou sofrendo com a ação dos bandidos foi a modelo Yasmin Brunet. Em post divulgado em suas redes sociais, ela relatou ter perdido R$ 7,9 mil. A modelo contou que o golpe aconteceu após ela pedir uma refeição em um aplicativo de entregas no Rio de Janeiro.
Leia também | Polícia prende ‘Princesinha do Pix’, que é suspeita de aplicar golpes em comerciantes no Ceará
Yasmin relatou que, após fazer o pedido no aplicativo de comida, recebeu uma ligação comunicando que o motoboy havia sofrido um acidente. Na sequência, uma funcionária do restaurante informou que um novo pacote seria enviado para a modelo.
Contudo, para isso seria necessário cancelar a primeira solicitação no aplicativo. Após isso, o suposto entregador chegou com a refeição e questionou sobre o valor que deveria passar na máquina.
Yasmin relatou que o entregador não retirou o capacete e mostrou a máquina com o valor de R$ 77 na tela. No entanto, o motoboy informou que a transação não havia sido autorizada. A modelo, por sua vez, pediu que o motoboy mostrasse a mensagem e este, por sua vez, deixou o local sem dar explicações.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Diante do episódio, Yasmin suspeitou do ocorrido e ligou para a operadora do cartão de crédito para falar do ocorrido. A empresa, por sua vez, informou que ela havia perdido R$ 7,9 mil.
Golpe do delivery: dicas para se proteger
Para não cair no golpe do delivery algumas ações podem ser feitas para se proteger:
1) Pagar o pedido direto pelo aplicativo através de cartão de crédito: assim é mais fácil identificar um golpe. Portanto, evite pagamento via maquininha;
2) Caso não seja possível pagar via aplicativo, opte sempre pelo pagamento via cartão de crédito na maquininha. Havendo um golpe é possível solicitar estorno do valor com a operadora do cartão;
3) Confirme as informações direto no aplicativo: caso receba uma ligação do suporte informando qualquer mudança no seu pedido confirme no app antes de realizar qualquer outra ação;
4) Utilize o telefone fornecido pelo aplicativo;
5) Ative as notificações de transações no aplicativo do seu banco. Com isso, assim que seu pedido for pago, confira se o valor da notificação está correto;
Caso ocorra o golpe, a vítima deve abrir um boletim de ocorrência.