Ícone do site Portal GCMAIS

Lei que destina recursos de loterias para esportes paralímpicos no Brasil já está em vigor

Lei que destina recursos de loterias para esportes paralímpicos no Brasil já está em vigor

Foto: Miriam Jeske/CPB

Já está em vigor a lei que destina recursos de loterias para os esportes paralímpicos no Brasil. Publicado no Diário Oficial da União, o texto define o percentual de arrecadação da loteria de prognósticos numéricos a ser destinado ao Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<

Do total de 0,5% a que tem direito do dinheiro obtido com loterias como a Mega Sena, o CBC fica com 0,46 ponto percentual e o Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP), com 0,04 ponto percentual.

Outra parte é proveniente do dinheiro repassado pelo governo à Confederação Nacional de Clubes (Fenaclubes), que ficará com 0,01 ponto percentual desses repasses, enquanto o CBCP ficará com 0,03 ponto percentual. No total, o Executivo deve redirecionar 3,5% da arrecadação com a loteria de prognósticos numéricos que são repartidos no Ministério do Esporte.

A matéria é originada de um projeto de lei apresentado pelo senador Carlos Viana (PSD-MG) e aprovado pelo Senado no último dia 16 de dezembro. O objetivo da norma é corrigir a partilha dos valores. A aprovação do envio de recursos de loterias para os esportes paralímpicos foi possível depois de um acordo entre o CBC e o CBCP.

Publicidade

Uma lei de 2020 passou a incluir o Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos como destinatário direto da verba obtida com as loterias. A medida não havia se efetivado porque a partilha estava condicionada à arrecadação com a Lotex (loteria instantânea criada em 2015 e que ainda não entrou em funcionamento).

Com informações da Agência Senado

Leia também | Arena Castelão pode ser o palco da Supercopa do Brasil entre Atlético-MG e Flamengo

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile