Diante do aumento no número de casos de covid-19 no Brasil, qual a recomendação de testes para identificar a doença? Antígeno ou PCR são os indicados.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<
Covid-19: saiba as diferenças de testes para detectar a doença
O RT-PCR é considerado de alto grau de confiança, mas resultado costuma demorar. A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica como o “padrão ouro”. Ele traz os resultados mais confiáveis e define se um indivíduo está com Covid-19 ou não.
O exame é feito a partir do swab nasal e oral. A orientação é que a coleta aconteça entre o terceiro e o sétimo dia após o início dos sintomas. Porém, em alguns casos, os médicos podem indicar a realização já no primeiro ou até o décimo dia de sintomas.
Nos testes de antígenos, os resultados são “menos certeiros”. Conhecido como teste rápido, 0o método é considerado “menos sensível” pelas agências de saúde e pelos especialistas. Os resultados são menos confiáveis quando comparados ao RT-PCR.
A taxa de falsos negativos é um pouco mais alta nos testes de antígeno. Entre as suas vantagens, é possível destacar o preço mais baixo e a rapidez no resultado — em média de 15 a 30 minutos.
O exame também é feito a partir do swab nasal e oral, que coleta o material no fundo da boca e do nariz. Diferentemente do RT-PCR, que avalia a presença do material genético, o antígeno busca a proteína N.
Existem duas indicações para a realização de um exame para diagnosticar ou descartar a Covid-19.
A primeira delas é quando você está com um ou mais dos sintomas típicos da doença. A segunda é quando você teve contato próximo com alguém que está com suspeita ou já recebeu o diagnóstico de Covid-19.
Leia mais | Covid-19: confira onde fazer teste gratuito em Fortaleza
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<