A mudança faz parte do ProconVe, o Programa de Controle de Emissões Veiculares
Novos carros a partir de 2022 deverão reduzir emissão de poluentes
Os novos carros comercializados em 2022 devem poluir menos que os vendidos até 2021. Isso porque entrou em vigor, no dia 1º de janeiro, a nova fase do programa de redução de emissão de poluentes pelos automóveis. A mudança faz parte do ProconVe, o Programa de Controle de Emissões Veiculares, administrado pelo Conama, Conselho Nacional do Meio Ambiente.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<
A última vez que as fabricantes de automóveis foram obrigados a reduzir as emissões de carbono dos motores foi em 2012 para os veículos pesados; e a partir de 2013 para os carros leves.
As mudanças são acordadas com anos de antecedência e seguem um padrão internacional de redução de emissões de gases do efeito estufa, segundo o IBAMA. O Proconve, ao longo dos 36 anos de existência, já reduziu em 98% a emissão de monóxido de carbono dos automóveis, um dos gases do efeito estufa.
Mesmo com a mudança, cerca de 20 mil veículos devem ser comercializados neste ano com a tecnologia da fase anterior do programa de redução de emissões. O motivo é a falta no mercado de semicondutores usados na fabricação dos carros, que impediu a finalização de parte da frota prevista para 2021. De acordo com o diretor técnico da Anfavea, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, Henry Joseph Jr., os veículos não comercializados na fase anterior já estavam previstos.
Segundo o relatório Situação Global do Transporte e Mudança Climática de 2018, elaborado por mais de 40 organizações internacionais ligadas ao tema, os veículos automotores são responsáveis por 14% da emissão de gases do efeito estufa, que é a principal causa do aquecimento global e das mudanças climáticas provocadas no planeta.
Leia também | Governo envia avisos de multa a 40 mil motoristas; infrações podem ser pagas com desconto
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.