Os 116 postos de saúde de Fortaleza e as seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) acolheram 4.020 pacientes com sintomas gripais no último dia 10 de janeiro, enquanto um mês antes, no dia 10 de dezembro de 2021, foram apenas 656 atendimentos.
A demanda por internação também aumentou. Foram 18 solicitações entre enfermaria e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em 10 de janeiro de 2022. Já em 10 de dezembro, havia solicitação para somente seis internações.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Esses números foram divulgados pelo prefeito de Fortaleza, José Sarto, nesta quarta-feira (12), em live para anunciar o plano de ações para atendimento de pacientes com síndromes gripais em 2022.
Leia também | Sarto anuncia ampliação de leitos nas UPAs de Fortaleza para atendimento de pacientes com Covid-19 e síndromes gripais
Situação da saúde em Fortaleza
Entre as ações de enfrentamento explanadas durante a apresentação, o prefeito José Sarto destacou a admissão de médicos do Programa Médico Família Fortaleza para compor a Rede Municipal de Saúde, o aumento de 323 leitos destinados ao atendimento das síndromes gripais, e o reforço na infraestrutura de atendimento das unidades básicas de saúde, com disponibilização de oxímetro – aparelho que mede a saturação do oxigênio – em todos os postos.
“Nós temos tido uma demanda muito grande nos postos de saúde e nas UPAs. Paralelamente, há uma diminuição dos profissionais de saúde, que adoecem também. Diante disso, estamos ampliando o número de leitos, aumentamos as equipes trabalhando nas UPAs, colocamos alguns postos de saúde para funcionar nos fins de semana, com horário de atendimento até 19h, e já contratamos 57 novos médicos”, enfatizou o prefeito, durante live nas redes sociais.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<