Ícone do site Portal GCMAIS

Ceará recebe 3º lote de vacinas infantis contra a Covid-19 nesta quarta-feira (26)

Ceará recebe 3º lote de vacinas infantis contra a Covid-19 nesta quarta-feira (26)

Foto: Governo do Estado/Divulgação

O Ceará vai receber 80 mil doses de vacinas infantis, contra a Covid-19, na madrugada desta quarta-feira (26). O anúncio foi feito pelo governador Camilo Santana, nesta terça-feira (25), através das redes sociais. Segundo o gestor, também está prevista a chegada de mais de 76 mil doses da Pfizer para o público a partir dos 12 anos de idade.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

“Ótima notícia para a sequência da imunização das nossas crianças. Na madrugada de amanhã receberemos o 3° lote da vacina pediátrica da Pfizer, com 80.000 doses. Além disso, nesta quarta está prevista a chegada de 76.050 doses da Pfizer p/ vacinação do público a partir dos 12 anos. Até o momento foram aplicadas 15.832.577 doses em todo o estado. Seguimos trabalhando firmes para vacinar todos os cearenses o mais rápido possível”, disse.

O governo federal espera receber 20 milhões de doses de vacinas infantis da Pfizer, contra a Covid-19, até o fim de março. Na última sexta-feira (21), a vacina Coronavac também foi incluída pelo Ministério da Saúde no plano de imunização para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos de idade.

A Prefeitura de Fortaleza iniciou nesta segunda-feira (24) a vacinação de crianças de 5 a 11 anos que estão acamadas. A vacinação do público infantil por faixa etária, com comorbidade e deficiência permanente continua simultaneamente no Ceará.

Leia também | Grávida que recusou vacina morre por Covid-19 em cidade no interior do Ceará

Publicidade

Vacinas infantis

A imunização de crianças não é obrigatória no Brasil, diferentemente de todas as outras imunizações infantis previstas pelo PNI (Programa Nacional de Imunização). Caberá aos pais ou responsáveis dar o aval para a aplicação. O intervalo entre uma aplicação e a outra será de oito semanas.

Apesar de manter nas mãos dos pais a decisão de vacinar ou não as crianças, o Ministério da Saúde voltou atrás em relação à cobrança da prescrição médica como condicionante para a aplicação.

A dose da vacina que será aplicada nas crianças equivale a um terço da usada nos adultos. O imunizante poderá ser armazenado por dez semanas a uma temperatura de 2°C a 8°C. A vacina aplicada em pessoas acima de 12 anos pode ser guardada por quatro semanas após o descongelamento. O frasco do imunizante pediátrico é de cor laranja, enquanto o de adultos é roxo.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile