Ícone do site Portal GCMAIS

Manchas de óleo aparecem em praias do litoral do Ceará; saiba quais

Com surgimento de manchas de óleo no litoral cearense, Sesa orienta municípios sobre ações preventivas

Manchas de óleo aparecem em praias do litoral do Ceará. Foto: Arquivo Pessoal

Manchas de óleo estão aparecendo em praias cearenses desde a última terça-feira (25). Na manhã desta quinta-feira (27), vestígios de óleo também foram encontrados na Praia do Futuro, na Sabiaguaba e na Abreulândia, em Fortaleza. As primeiras foram percebidas na praia de Canoa Quebrada, em Aracati. Outras 11 praias também estão sendo afetadas. Há registros nas praias de Quixaba, Cumbe e Majorlândia, em Aracati; Prainha, Iguape e Porto das Dunas, em Aquiraz; Canto da Barra, em Fortim; e Prainha do Canto Verde, em Beberibe.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Vale lembrar que as manchas aparece após mais de dois anos do desastre ambiental de derramamento de óleo que atingiu todo o litoral brasileiro. Na última quarta-feira (26), a Marinha do Brasil emitiu nota informando estar ciente do aparecimento “de vestígios oleosos” em praias do litoral do Ceará. Segundo o órgão, militares da Agência da Capitania dos Portos em Aracati realizaram a retirada do material das praias de Cumbe, Canoa Quebrada, Majorlândia, Quixaba e Canto da Barra. “Amostras do material foram coletadas e serão enviadas para análise no Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), no Rio de Janeiro”, informou. As ações de retirada devem continuar nesta quinta-feira (27).

Também em nota, o Ibama se pronunciou sobre o assunto. “O Ibama programou para o dia 27 de janeiro a realização de uma vistoria no litoral leste, com o objetivo de vistoriar as praias com registro de aparecimento de óleo e procurar identificar novas praias do litoral cearense impactadas por esse incidente. Após a vistoria será realizada a elaboração de relatórios e encaminhamento de informações para Coordenação Geral de Emergências Ambientais do IBAMA, com o objetivo de que sejam elaboradas as estratégias posteriores para o atendimento a situação em questão”, disse o órgão.

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) informou que está “preparando a logística para o recolhimento do óleo (após o material ser retirado das praias), bem como a sua destinação final”. A prefeitura de Aracati publicou nota nas redes sociais afirmando que a cidade “sofre com mais este desastre ambiental, ainda sem causa conhecida”. A gestão municipal enviou equipes de diversas áreas da gestão para vistoriar os locais e já iniciar os trabalhos de limpeza.

Publicidade

Leia mais | Após 2 anos, manchas de óleo ainda são encontradas em praias do Ceará

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile