A pasta estadual informa que o serviço de Pediatria das UPAs funciona 24 horas, todos os dias da semana
Profissionais de saúde orientam quando pais devem procurar atendimento para crianças nas UPAs
A Secretaria da Saúde do Ceará reuniu profissionais de saúde para esclarecer quando os pais devem procurar atendimento para crianças nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) diante do crescimento de ocorrências por síndromes gripais registradas recentemente nas unidades de saúde e em meio à volta às aulas.
Atendimento para crianças nas UPAs
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
“As UPAs são voltadas para casos de atendimentos de emergências ou urgências médicas. Portanto, pais ou responsáveis podem levar as crianças em situações que necessitam de avaliação e conduta médica imediatas, como em manifestações de desidratação (decorrentes de infecções gastrintestinais), quadros de desconforto respiratório (crises de asma), alterações neurológicas agudas, por exemplo”, explica Isabella Barreto, médica pediatra da UPA Conjunto Ceará, da rede da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).
A pasta estadual informa que o serviço de Pediatria das UPAs funciona 24 horas, todos os dias da semana, incluindo feriados, com atendimento de crianças e adolescentes até os 17 anos. Em ocorrências nas quais as crianças estão clinicamente estáveis e não necessitam de uma avaliação imediata, pais ou responsáveis têm a alternativa de levá-las à unidade básica de saúde mais próxima, assim como em casos de consultas de rotina.
“As UPAs devem atender, preferencialmente, aos casos que necessitam de uma avaliação imediata. É importante buscar o serviço quando realmente for necessário, para não haver uma espera prolongada, aumentando o possível risco de contaminação ou transmissão de doenças nos equipamentos”, sinaliza Vilânia Mendes, coordenadora do Serviço Assistencial da UPA José Walter, também da Rede Sesa.
Leia mais | Atendimentos nos postos de saúde e UPAs de Fortaleza crescem 520% em um mês
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.