Os dias ensolarados e frescos são excelentes para passear com os animais de estimação, como cães e gatos. O que muitos tutores esquecem é que não basta apenas gastar energia com os pets, é preciso fazer a higienização correta das patinhas ao chegarem em casa, já que, nessa área, se acumulam microrganismos que podem prejudicar o bem-estar dos bichinhos. Além disso, os cuidados habituais devem ser considerados, como a hidratação e o corte das unhas, pois previnem problemas futuros.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<
Veterinários alertam que essa parte do corpo de cães e gatos é tão ou mais sensível que os pés humanos, já que as patas estão sempre expostas — a altas temperaturas, à umidade e até a produtos químicos presentes no chão.
Para a higienização, o uso de produtos adequados também faz toda a diferença. No mercado, é possível encontrar loções, sprays e hidratantes específicos para os bichos, além de objetos que auxiliam nesse processo, como os copos limpa-patinhas. Produtos químicos e de limpeza doméstica, como água sanitária, álcool (líquido ou em gel), desinfetantes e multiusos nem pensar, alertam os profissionais.
Outro cuidado indispensável é o corte adequado das unhas dos animais, que exige precisão e cautela para evitar machucados e estresse. Por isso, o corte deve ser feito apenas na ponta da unha, a fim de impedir que alcance a parte vascularizada e cause sangramentos e dor.
Mais um ponto com dúvidas constantes é a utilização ou não de sapatos e meias nas patas. Caso haja o uso, o recomendado é que aconteça somente durante os passeios, pois se utilizado de forma constante, cria um ambiente abafado, úmido e escuro.
De forma geral, veterinários ressaltam que manter as patas sem umidade e sujeiras permite que a pele mantenha sua permeabilidade e uma flora saudável, prevenindo doenças entre os animais.
Leia mais | Mutirão distribuirá 27 mil coleiras para cães contra calazar em bairros de Fortaleza
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<