O conceito de startup passou a ser comumente utilizado entre os anos 1996 e 2001, durante a chamada bolha.com, ou bolha da internet. O termo era praticamente desconhecido no Brasil, embora bastante popular nos EUA, informa o site do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<
O significado literal seria “empresa emergente”. Uma definição que parece satisfazer a diversos especialistas e investidores é: uma startup é um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza.
Investidores defendem que uma startup é uma empresa inovadora com custos de manutenção muito baixos, mas que consegue crescer rapidamente e gerar lucros cada vez maiores.
Não necessariamente startups são empresas de internet. Elas só são mais frequentes na rede porque é bem mais barato criar uma empresa de software do que uma de agronegócio ou biotecnologia, por exemplo, e a web torna a expansão do negócio bem mais fácil, rápida e barata – além da venda ser repetível.
O tema será um dos abordados em um dos episódios da série “Gestão e Negócios”, que estreia no dia 1º de março, no canal do YouTube do GCMAIS.
Série “Gestão e Negócios”
No dia 1º de março, estreia a série “Gestão e Negócios” no canal do YouTube do GCMAIS. A temporada vai abordar temas como a força das startups no Brasil, tecnologia e desenvolvimento de novos negócios.
A apresentação fica por conta de Eduardo Hamdan, Marcus Vinicius Saraiva e Strauss Nasar, responsáveis pelo BS Innovation. Além deles, Marília Diniz, Community Manager no BS Innovation Hub, também apresentará alguns episódios.
A série conta com oito episódios exibidos sempre às terças-feiras a partir das 20h15min, no Youtube do GCMAIS. Personagens, personalidades e especialistas serão convidados para participar dos programas temáticos.
Leia mais | Vamos falar sobre a vida de uma empresa?
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<