O momento em que um tanque da Rússia dispara contra um carro com idosos foi registrado por câmeras de segurança em Makariv, cidade próxima da capital da Ucrânia. O casal que estava dentro do veículo morreu na hora.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Nas imagens, é possível ver o instante em que o veículo trafega pela rua. O tanque realiza disparos na direção do carro, que para no meio da via pública. Logo depois, o blindado russo alveja o automóvel e duas explosões são vistas.
O vídeo foi divulgado nesta quinta-feira (24) pela imprensa internacional. Entretanto, as imagens foram gravadas no dia 28 de fevereiro deste ano.
Ataque de tanque da Rússia
Leia mais | Vídeo: tanque russo passa por cima de carro e deixa idoso ferido
Blindado russo passa por cima de carro
Outro vídeo mostra o momento em que um tanque russo avança em direção a um carro de passeio e passa por cima do veículo. As imagens ganharam destaque nas redes sociais em fevereiro.
Essa foi mais uma ação das forças russas contra os civis da Ucrânia. Em um outro vídeo, homens tentam retirar o motorista dos destroços do carro. O idoso saiu ferido, mas estava bem.
Origem do conflito entre Rússia e Ucrânia
A principal razão por trás da divergência entre Rússia e Ucrânia é o desejo dos ucranianos em fazer parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), uma aliança militar internacional fundada em 1949 e que conta com 30 países-membros, entre eles: Estados Unidos, França, Alemanha, Reino Unido, Itália e Turquia.
O que também está em jogo é uma questão cultural e geopolítica, pelo fato da Rússia não querer um vizinho convertido ao ocidente, inscrito na Otan e com laços com a União Europeia.
A Rússia tenta preservar sua influência sobre uma área que já foi parte da União Soviética. Para o presidente Vladimir Putin, a Ucrânia ainda pertence ao império russo.
Há muito tempo, a Rússia resiste aos movimentos da Ucrânia de aproximação com a Otan e com a União Europeia. Apesar de ser uma ex-república soviética, a Ucrânia tem laços sociais e culturais com a Rússia.