ÚNICA NO MUNDO

UFC cria máquina que instala cercas agropecuárias

Invento já recebeu carta de patente e resolve escassez de mão de obra no campo

Compartilhe:
29 de março de 2022
Tiago Lima

Pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) criaram o protótipo de uma máquina que instala cercas em propriedades agropecuárias. O projeto é do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFC. O invento foi motivado pela busca de soluções para o problema da escassez de mão de obra no campo. A máquina é capaz de realizar todas as operações de instalação das cercas e acaba de ter sua carta patente expedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). 

UFC cria máquina que instala cercas agropecuárias
Desenho computadorizado da máquina de instalação de cercas agropecuárias (Reprodução) 

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O equipamento tem a capacidade de coletar e movimentar estacas e mourões, perfurar o solo e fixar essas estacas e mourões. Além disso, a máquina dispõe e fixa os arames da cerca, agilizando o trabalho do agricultor.  

“Não existe nenhuma máquina no mundo que faça todas as operações conjugadas que este invento realiza”, afirma Daniel Albiero, um dos inventores do novo aparelho. Na época da idealização, Daniel era professor do Departamento de Engenharia Agrícola da UFC. 

Leia também |Pesquisa aponta que meninas sofrem mais com efeitos negativos das redes sociais

Milagre da robótica

Ao concluir a concepção da máquina de instalação de cercas agropecuárias, os pesquisadores da UFC criaram mais uma inovação.

Por enquanto, a máquina possui apenas um protótipo digital, ou seja, o uso passou por uma simulação no ambiente virtual. Mas, segundo o inventor, assim que fabricado, o equipamento terá demanda no mercado. A razão do otimismo é que a ideia da máquina surgiu após conversas com grandes pecuaristas das regiões Norte e Centro-Oeste, ou seja, já partiu de uma necessidade dos empresários. 

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.