A prática do “gato” para burlar a cobrança da conta de luz é crime e afeta a distribuição de energia à população
Ceará registra mais de 78 mil casos de furto de energia em 2021
No ano de 2021, foram encontradas no Ceará mais de 78 mil ligações irregulares de energia, segundo a Enel Distribuição. O balanço divulgado pela empresa aponta ainda que, em um ano, 67 pessoas foram presas e outras 261 encaminhadas para responder pelo crime de furto de energia no estado.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A prática do “gato” para burlar a cobrança da conta de luz é crime e afeta a distribuição de energia à população. A Enel já realizou mais de 268 mil inspeções no estado e, para combater essas ações, a companhia realiza a “Operação Legal”, no bairro Conjunto Ceará, até esta quinta-feira (7). A ideia é levar informação para a população e realizar inspeção da rede em conjunto com órgãos de segurança.
Denúncias de furto de energia no Ceará
A população pode auxiliar no combate às ações de ligações clandestinas de energia. As denúncias de crime de “gato” podem ser feitas pela Central de Relacionamento: 0800 285 0196 (ligação gratuita, 24 horas) ou pelas redes sociais da empresa.
A pena prevista para o crime é de um a oito anos de reclusão. Conforme a Enel, ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecarga na rede elétrica, o que resulta na interrupção no fornecimento de energia. Parte da energia furtada acaba sendo paga pelos outros consumidores, o que pode impactar a conta daqueles que não cometem o crime.
Leia também | Roubos de veículos caem 18,6% no mês de março em Fortaleza
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.