Ícone do site Portal GCMAIS

Açude Junco sangra, e Ceará chega a 26 reservatórios com capacidade máxima

Açude Junco sangra e Ceará chega a 26 reservatórios com capacidade máxima

Foto: Isaura Moura

O Ceará tem 26 reservatórios com capacidade máxima, de acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). O último a sangrar foi o Junco, na cidade de Granjeiro, no Cariri, que estava há 10 anos sem atingir a meta máxima.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A chuva de 200 milímetros em Várzea Alegre e a quadra chuvosa deste ano contribuiu ara o aporte do açude Junco. O reservatório é a principal fonte de abastecimento da cidade de Granjeiro.

Maiores reservatórios no Ceará

Os 3 maiores açudes do Ceará tiveram uma recarga importante de água nos últimos dias. O Banabuiú, o terceiro maior do Ceará, está com 8,28% da água armazenada; há duas semanas, o índice era de 8,23%.

O Orós está com 43% da capacidade; esse foi o açude com maior recarga, entre os 3 maiores. Há duas semanas, estava com 37%.

Publicidade

Já o Castanhão, maior reservatório do Ceará, tem atualmente 18%; duas semanas atrás, esse índice era de 16,6%, e no começo de março, era de 8%.

Leia mais | Várzea Alegre registra a maior chuva de 2022

Várzea Alegre tem a maior chuva do ano

A cidade de Várzea Alegre registrou, entre às 7h do sábado (16) e às 7h deste domingo (17), a maior chuva do ano. Conforme balanço parcial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o acumulado foi de 200 milímetros.

O município, que está localizado na macrorregião do Cariri, área que apresentava condições favoráveis, segundo previsão indicada anteriormente, teve a chuva mais concentrada pela madrugada de hoje. Ainda na mesma área, a Funceme registrou outros acumulados expressivos como em Granjeiro (86 mm) e Cariús (61 mm).

A pouco mais de um mês, o município enfrentou uma forte chuva, no dia 12 de março, que provocaram o rompimento da barragem do açude do Sítio Caraíbas, no distrito de Canindezinho, e de outros açudes de pequeno porte, no município de Várzea Alegre, a cerca de 430 quilômetros de Fortaleza.

Com o rompimento dos reservatórios, casas foram alagadas, pontes e passagens molhadas foram arrastadas e comunidades ficaram ilhadas. Três guarnições do Corpo de Bombeiros foram destacadas para o local, sendo duas equipes de Iguatu e uma do Crato.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile