Ícone do site Portal GCMAIS

MPCE entra com ação contra Enel para suspender aumento nas contas de energia

MPCE entra com ação contra Enel para suspender aumento nas contas de energia

Foto: Agência Brasil

Visando suspender o aumento nas contas de energia em todo o Ceará, o Ministério Público do Estado (MPCE), por meio do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon), ingressou com Ação Civil Pública (ACP), nesta sexta-feira (29), contra a Companhia Energética do Ceará (Enel). Neste mês, a diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o reajuste tarifário anual de 2022 da Enel Distribuição Ceará, acarretando aumento de 24,85%.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Aumento nas contas de energia

Na ação, o MPCE requer à Justiça que a Enel “se abstenha de proceder ao reajuste autorizado pela Aneel ou, caso efetivado o aumento, que se abstenha de praticá-lo ou continuar praticando, sob pena de multa diária no valor de R$ 1 milhão para a hipótese de descumprimento”. A ACP está fundamentada nos postulados da vulnerabilidade social da população afetada pela pandemia, da modicidade das tarifas, e nos deveres de transparência e informação, sob pena de ofensa a direitos elementares dos consumidores.

O percentual de 24,85% foi calculado como média do reajuste de 24,16% aplicado para os usuários de alta tensão (indústrias) e de 25,09%, para usuários de baixa tensão (residenciais). O Decon já havia instaurado procedimento administrativo para apurar as justificativas e critérios utilizados para o reajuste, questionando, ainda, que providências foram adotadas para informar aos consumidores e diminuir o percentual estipulado.

A Enel foi notificada no dia 22 de abril com prazo de dez dias para enviar resposta aos questionamentos do MPCE.

Publicidade

Confira a ACP na íntegra.

Leia mais | Izolda Cela rebate fake news sobre aumento na conta de energia no Ceará: ‘mentem!’

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile