VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL

Na Câmara dos Deputados, enfermeiros e técnicos de enfermagem protestam por piso salarial

O projeto de lei (PL) que estabelece piso salarial nacional para profissionais da área de enfermagem deve ser votado nesta quarta-feira

Compartilhe:
4 de maio de 2022
A10

Previsto na pauta da Câmara dos Deputados desde terça-feira (3), o projeto de lei (PL) que estabelece piso salarial nacional para profissionais da área de enfermagem deve ser votado nesta quarta, conforme o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL). A sessão começou às 13h55 e não tem hora para terminar.

Na Câmara dos Deputados, enfermeiros e técnicos de enfermagem protestam por piso salarial
Foto: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O PL prevê, em serviços públicos e privados, remuneração mínima inicial de R$ 4.750 para enfermeiros e proporcionalidade para as demais funções: 70% desse valor para técnicos e 50% para auxiliares e parteiras. A correção, de acordo com a proposta, será anual, pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Centenas de pessoas se reuniram no estacionamento do Anexo 2 da Câmara dos Deputados, em Brasília, em prol do PL 2564/20. Caravanas de todos os cantos do Brasil se reuniram com faixas, cartazes, bonés, camisas com símbolos e frases da luta da categoria por um salário justo e digno. Teve banda, batuque, palavras de ordem, piquenique, gente em pé, gente sentada no chão, cantoria e muita força de vontade e água para suportar o calor e quase 30ºC na capital do país.

Leia também | PT ameaça romper com PDT na disputa ao Governo do Estado após críticas de Ciro Gomes

“É dever da sociedade brasileira, recém saída de sua mais dolorosa experiência sanitária contemporânea, ouvir e discutir de forma madura as demandas desta classe, que forma a mais numerosa força de trabalho na saúde”, disse. “Por isso, a importância da inclusão na pauta legislativa da semana, no dia de hoje, do PL 2564/20, do senador Fabiano Contarato (PT-ES), que institui o piso nacional para a categoria”, completou.

O texto já foi aprovado pelo Senado Federal e, caso seja alterado hoje pela Câmara Federal, retornará para análise dos senadores.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.