Ícone do site Portal GCMAIS

Na Câmara dos Deputados, enfermeiros e técnicos de enfermagem protestam por piso salarial

Na Câmara dos Deputados, enfermeiros e técnicos de enfermagem protestam por piso salarial

Foto: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados

Previsto na pauta da Câmara dos Deputados desde terça-feira (3), o projeto de lei (PL) que estabelece piso salarial nacional para profissionais da área de enfermagem deve ser votado nesta quarta, conforme o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL). A sessão começou às 13h55 e não tem hora para terminar.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O PL prevê, em serviços públicos e privados, remuneração mínima inicial de R$ 4.750 para enfermeiros e proporcionalidade para as demais funções: 70% desse valor para técnicos e 50% para auxiliares e parteiras. A correção, de acordo com a proposta, será anual, pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Centenas de pessoas se reuniram no estacionamento do Anexo 2 da Câmara dos Deputados, em Brasília, em prol do PL 2564/20. Caravanas de todos os cantos do Brasil se reuniram com faixas, cartazes, bonés, camisas com símbolos e frases da luta da categoria por um salário justo e digno. Teve banda, batuque, palavras de ordem, piquenique, gente em pé, gente sentada no chão, cantoria e muita força de vontade e água para suportar o calor e quase 30ºC na capital do país.

Leia também | PT ameaça romper com PDT na disputa ao Governo do Estado após críticas de Ciro Gomes

Publicidade

“É dever da sociedade brasileira, recém saída de sua mais dolorosa experiência sanitária contemporânea, ouvir e discutir de forma madura as demandas desta classe, que forma a mais numerosa força de trabalho na saúde”, disse. “Por isso, a importância da inclusão na pauta legislativa da semana, no dia de hoje, do PL 2564/20, do senador Fabiano Contarato (PT-ES), que institui o piso nacional para a categoria”, completou.

O texto já foi aprovado pelo Senado Federal e, caso seja alterado hoje pela Câmara Federal, retornará para análise dos senadores.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile