Celular e direção não combinam e isso certamente você já sabe. Usar o telefone enquanto dirige para falar, ler ou mandar mensagem é infração pelo Código de Trânsito Brasileiro. No Ceará, 4.700 infrações de trânsito por uso de celular ao volante foram contabilizadas em 2021, conforme levantamento divulgado pela Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet).
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Os meses com mais ocorrências, no estado, foram fevereiro e março, com 2.340 e 1.342, respectivamente. Os números são compilados por meio do Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf), com a coordenação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
Conduzir com apenas uma das mãos por segurar ou manusear o celular é uma infração gravíssima, punida com multa de R$ 293 reais e 7 pontos na carteira de habilitação.
Uso de celular ao volante
Estudos apontam que a prática aumenta em até 400% o risco de acidentes. Isso porque, o fato de estar falando, lendo ou digitando ao celular diminui muito o tempo de reação do motorista.
Dados do Registro Nacional de Infrações de Trânsito divulgados pela Associação Brasileira de Medicina do Tráfego revelam o Brasil registra 28 multas por uso de celular ao volante a cada hora.
Ao todo, no ano passado, foram 246.438 infrações de trânsito por uso de celular. Quase um terço desse total foi registrado em São Paulo, estado onde 91.362 pessoas foram flagradas utilizando os aparelhos ao volante em 2021.
Apesar dos números, nem todo motorista que fala ou digita ao celular é flagrado por autoridades de trânsito, o que significa que, apesar de já serem grandes, os registros desse tipo de ocorrência provavelmente estão subnotificados.
Leia também | Demir Neves, ex-vocalista da “Canários do Reino”, morre neste sábado, 14
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<