Visitar o dentista regularmente e fazer o acompanhamento preventivo da saúde bucal é de extrema importância ao longo da vida. Mas o que muita gente esquece é que esses cuidados também precisam ser ampliados à saúde bucal durante a gestação, de modo a não afetar o desenvolvimento do feto.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Há cada vez mais evidências sugerindo a existência de uma relação entre as enfermidades gengivais e os nascimentos prematuros, e de bebês que nascem com peso abaixo do normal. Por isso, além dos exames tradicionais, as gestantes devem incluir visitas periódicas ao dentista. Sobretudo no primeiro trimestre, que costuma ser o mais crítico.
“A assistência ao pré-natal integral busca assegurar o desenvolvimento da gestação e manter a saúde materno-infantil, considerando os aspectos de promoção e prevenção em saúde, rastreio e diagnóstico de doenças”, explica Sandra Silveira, diretora da clínica da Odontoart.
Leia também | Gestantes podem receber gratuitamente repelente em Fortaleza
A especialista alerta que com uma visita regular no início da gravidez, o profissional já pode orientar a futura mamãe sobre aleitamento, higiene oral e hábitos alimentares saudáveis. Isso porque as alterações hormonais, principalmente da progesterona no organismo, aumentam o fluxo sanguíneo na região oral/bucal, favorecendo o aparecimento de inflamações como a gengivite, por exemplo.
A gestante com doença periodontal não tratada pode passar por situações como parto prematuro, baixo peso do bebê ao nascer e pré-eclâmpsia. Além disso, a cárie é uma doença que pode se agravar.
“É necessário desmistificar o atendimento odontológico da gestante. Caso seja diagnosticada alguma doença, ela pode fazer o tratamento durante a gestação. É indicado, seguro e adequado, principalmente no 2º trimestre da gestação”, ressalta a dentista.
Durante a gestação, os dentes e gengivas precisam de cuidados especiais. Uma higiene bucal adequada, o uso diário do fio dental, uma alimentação equilibrada e visitas periódicas ao dentista são medidas que ajudam a reduzir os problemas dentários que acompanham a gestação e aumentar os cuidados com a saúde bucal.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<