Fortaleza tem a 2ª maior aprovação escolar e a 3ª menor taxa de abandono entre as capitais do Brasil, de acordo com o Censo Escolar 2021. A informação foi compartilhada pelo prefeito José Sarto (PDT), por meio das redes sociais, na manhã desta quarta-feira (25).
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Vejam que ótima notícia: Fortaleza tem a 2ª maior aprovação escolar e a 3ª menor taxa de abandono entre as capitais do Brasil, de acordo com o Censo Escolar 2021. 👧🏽🧒🏻🎒🎉 pic.twitter.com/mmOE49biIV
— Sarto (@sartoprefeito12) May 25, 2022
Aprovação escolar em Fortaleza
Ainda conforme o Censo, a capital cearense obteve 99,9% de êxito dos alunos, ficando atrás apenas de Curitiba, que contabilizou 100% e ficou em 1º lugar no país. Em relação ao abandono escolar, a Rede Municipal de Fortaleza registrou índice de 0,1%. Ficaram em 1º e 2º lugares, respectivamente, Curitiba e Recife, com taxa zero.
“Contamos com sistema de monitoramento diário da frequência escolar, realizamos Busca Ativa, contratamos agentes escolares; fazemos trabalho integrado com outras secretarias para matricular crianças que ainda estão fora da escola. Também contribuem com esse cenário favorável nosso investimento em Escolas de Tempo Integral e em Programas de Fortalecimento da Aprendizagem. Parabéns a todos os trabalhadores e gestores da educação pelo desempenho. Os resultados demonstram nosso compromisso com a aprendizagem e expressam a eficácia de nossas políticas”, afirmou José Sarto.
Censo Escolar 2021
Principal pesquisa estatística da educação básica, o Censo Escolar é coordenado pelo Inep e realizado, em regime de colaboração, entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do País. O levantamento abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional.
As matrículas e os dados escolares coletados servem de base para o repasse de recursos do Governo Federal e para o planejamento e a divulgação de dados das avaliações realizadas pelo Inep. O censo também é uma ferramenta fundamental para que os atores educacionais possam compreender a situação educacional do Brasil, das unidades federativas e dos municípios, bem como das escolas, permitindo acompanhar a efetividade das políticas públicas.
Essa compreensão é proporcionada por meio de um conjunto de indicadores que possibilitam monitorar o desenvolvimento da educação brasileira, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb), as taxas de rendimento e de fluxo escolar, a distorção idade-série, entre outros. Todos são calculados com base nos dados do Censo Escolar e parte deles servem de referência para as metas do Plano Nacional da Educação (PNE).
Leia também | Concurso Funsaúde: 322 aprovados são convocados para contratação em junho; veja a lista
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<