Cerca de 40 mil crianças de 5 a 11 anos de idade estão com a segunda dose da Pfizer pediátrica pendente em Fortaleza, conforme estimativa da Secretaria Municipal da Saúde. O atual estoque, de 55 mil unidades, deve vencer entre 8 de junho e 31 de julho. Com isso, caso o público infantil não receba a segunda dose contra a Covid-19 a tempo, a capital cearense poderá ficar sem as doses.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O que agrava a situação é que a vacina não pode ser encaminhada para dose de reforço ou outras faixas etárias, já que é exclusiva para o público entre 5 e 11 anos.
Fortaleza pode ficar sem vacinas da Pfizer pediátrica
Segundo a Prefeitura, até a última quarta-feira (25), mais de 155 mil crianças foram vacinadas com a primeira dose, o que corresponde a 54,7% do total. Já para segunda dose, a imunização só atingiu 81.589 crianças (88,5%), somando as doses de Pfizer pediátrica e Coronavac.
Vacinação nas escolas
Alunos da rede municipal receberão vacina contra a Covid-19 nas escolas de Fortaleza. O “Dia D” acontecerá semanalmente, sempre às quintas-feiras, em seis escolas da capital, vacinando os estudantes de 5 a 17 anos, seja com a primeira dose ou completando o esquema vacinal. Com a ação devem ser contemplados, por dia, em média 1.800 alunos.
“As estratégias para a campanha de vacinação contra a Covid-19 são constantemente aprimoradas. Levar a vacina para o ambiente escolar amplia o acesso à proteção contra o coronavírus para crianças e jovens, faixa etária bastante acometida por síndromes gripais”, afirma Ana Estela Leite, secretária da Saúde de Fortaleza.
Leia também | Alunos da rede municipal receberão vacina contra a Covid-19 nas escolas de Fortaleza
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<