Ícone do site Portal GCMAIS

Fortaleza pode ficar sem vacinas da Pfizer para crianças por risco de vencimento das doses

Fortaleza pode ficar sem vacinas da Pfizer para crianças por risco de vencimento das doses

Foto: Prefeitura de Fortaleza

Cerca de 40 mil crianças de 5 a 11 anos de idade estão com a segunda dose da Pfizer pediátrica pendente em Fortaleza, conforme estimativa da Secretaria Municipal da Saúde. O atual estoque, de 55 mil unidades, deve vencer entre 8 de junho e 31 de julho. Com isso, caso o público infantil não receba a segunda dose contra a Covid-19 a tempo, a capital cearense poderá ficar sem as doses.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O que agrava a situação é que a vacina não pode ser encaminhada para dose de reforço ou outras faixas etárias, já que é exclusiva para o público entre 5 e 11 anos.

Fortaleza pode ficar sem vacinas da Pfizer pediátrica

Segundo a Prefeitura, até a última quarta-feira (25), mais de 155 mil crianças foram vacinadas com a primeira dose, o que corresponde a 54,7% do total. Já para segunda dose, a imunização só atingiu 81.589 crianças (88,5%), somando as doses de Pfizer pediátrica e Coronavac.

Vacinação nas escolas

Alunos da rede municipal receberão vacina contra a Covid-19 nas escolas de Fortaleza. O “Dia D” acontecerá semanalmente, sempre às quintas-feiras, em seis escolas da capital, vacinando os estudantes de 5 a 17 anos, seja com a primeira dose ou completando o esquema vacinal. Com a ação devem ser contemplados, por dia, em média 1.800 alunos.

Publicidade

“As estratégias para a campanha de vacinação contra a Covid-19 são constantemente aprimoradas. Levar a vacina para o ambiente escolar amplia o acesso à proteção contra o coronavírus para crianças e jovens, faixa etária bastante acometida por síndromes gripais”, afirma Ana Estela Leite, secretária da Saúde de Fortaleza.

Leia também | Alunos da rede municipal receberão vacina contra a Covid-19 nas escolas de Fortaleza

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile