Neste sábado (28), a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) realiza uma operação especial de tráfego para garantir a segurança no acesso de torcedores à Arena Castelão, local da partida entre Fortaleza e Juventude pelo Brasileirão. A operação, que terá início às 17h30min, conta com cerca de 30 agentes e orientadores de tráfego, além do apoio da Polícia Rodoviária Estadual (PRE).
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Tráfego para jogo entre Fortaleza x Juventude
De acordo com a AMC, as equipes devem atuar até o final da dispersão da torcida, por volta de 23h30min. O controle de tráfego será realizado nas avenidas do Contorno, Alberto Craveiro, Paulino Rocha e rotatória do Castelão. Já redutores de velocidade serão instalados junto às faixas de pedestres para facilitar a travessia no entorno da arena.
A entidade reforça que a “população deve redobrar a atenção em relação às normas de circulação viária, como não estacionar em locais proibidos – passeios, garagens e ao lado de canteiros, obedecer aos limites de velocidade, ainda mais devido ao fluxo maior de pedestres, e demais sinalizações”.
Viaturas da AMC serão disponibilizadas para coibir irregularidades nas vias de acesso. Nestes casos, ou em ocorrência de sinistros de trânsito, a população pode solicitar apoio da AMC pelo número 190, da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).
Leia mais | Confira as mudanças no trânsito no Centro de Fortaleza
Índice de mortes no trânsito em Fortaleza é o menor dos últimos 20 anos
No primeiro trimestre de 2022, 26 pessoas morreram em decorrência de acidentes de trânsito em Fortaleza. O número de mortes é o menor já registrado nas duas últimas décadas. Em comparação com a média do mesmo período de anos anteriores, a redução chegou a 65%.
Quando comparado com o mesmo período do ano passado, a redução foi de 41%, quando houve 44 óbitos. A redução vem sendo mais acentuada nos últimos sete anos.
De acordo com a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), a queda no número de mortes se deu por conta medidas adotadas pela gestão municipal.
Levantamento realizado pelo órgão aponta que os motociclistas ainda são os mais vulneráveis no trânsito e representam mais da metade das mortes, com 52%. Em seguida, os pedestres, com 40% dos registros. Ciclistas e ocupantes de veículos de quatro rodas aparecem em terceiro lugar, com 4%.
Os horários em que acontecem a maior parte dos acidentes é entre 19h e 4h da manhã dos finais de semana. Segundo o órgão, o aumento dos registros nesses dias e horários sugerem a probabilidade da associação de fatores de risco como a ingestão do álcool ao dirigir e o excesso de velocidade.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<