PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Motoristas e entregadores por aplicativo precisam declarar Imposto de Renda?

Especialista explica quando é necessário

Compartilhe
Motoristas e entregadores por aplicativo precisam declarar Imposto de Renda?
Foto: GCMais

O prazo para a declaração do Imposto de Renda 2022 termina na terça-feira, dia 31 de maio. Motoristas e entregadores por aplicativo também precisam pagar imposto de renda. Essas categorias devem ficar atentas para saber em que caso precisam declarar. Com o prazo em cima, muitas pessoas ainda estão com dúvidas nesse momento.

Motoristas e entregadores

Os motoristas e entregadores de aplicativos são enquadrados como profissionais autônomos, sem vínculo empregatício, com recebimento de seus rendimentos por intermédio de uma empresa de aplicativo.

Leia também: Capela de São Pedro, em Pacajus, tem sacrário roubado

O contador Marcus Sá esclarece que. no caso de Pessoa Física, motoristas e entregadores de aplicativos devem declarar Imposto de Renda caso recebam acima de um valor específico.

PUBLICIDADE
Pessoa física que recebeu acima de R$ 28.559,70, quem recebeu em 2021 acima desse valor, tem que declarar. Então, o motorista de aplicativo ou o entregador de aplicativo, se recebeu em 2021 acima de R$ 28.559,70 tem, sim, que declarar imposto de renda.

Outro ponto importante destacado pelo contador é que o recolhimento do Imposto de Renda desses profissionais é realizado pelo carnê-leão, programa que realiza cálculo automático do valor a pagar.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O Marcus Sá diz ainda como motoristas e entregadores de aplicativo devem proceder caso sejam Micro Empreendedores Individuais (MEIs).

O correto seria que o profissional liberal que tenha rendimentos mensais, e que esses rendimentos ultrapassem o limite de isenção mensal, ele deveria fazer o carnê-leão e recolher mensalmente o Imposto de Renda sobre o que exceder o limite de isenção nos seus rendimentos.
PUBLICIDADE

Declaração do Imposto de Renda de 2022 deve ser entregue até o dia 31 de maio. Quem perde o prazo paga multa e fica sujeito a algumas restrições.

PUBLICIDADE

A multa para quem perde o prazo de envio é de 1% ao mês sobre o imposto devido. O valor mínimo é de R$ 165,74, podendo chegar, no máximo, a 20% do imposto de renda. Além da multa, quem não entregar a declaração no prazo enfrenta restrições como a inclusão do CPF em uma condição de irregularidade.

PUBLICIDADE
Leia também
Capela de São Pedro, em Pacajus, tem sacrário roubado
FURTO RELIGIOSO
Capela de São Pedro, em Pacajus, tem sacrário roubado
03 de out. de 2026 - 21:07
Apostas do Ceará faturam prêmios na Quina e Dupla Sena
LOTERIAS
Apostas do Ceará faturam prêmios na Quina e Dupla Sena
03 de out. de 2026 - 09:55
Fortaleza terá seis novos viadutos e túneis a partir de 2027, anuncia Evandro Leitão
MOBILIDADE URBANA
Fortaleza terá seis novos viadutos e túneis a partir de 2027, anuncia Evandro Leitão
03 de out. de 2026 - 09:09