Uma pesquisa divulgada pelo jornal Folha de São Paulo nesta terça-feira (31) aponta que Fortaleza é a cidade brasileira com melhores índices de mobilidade urbana sustentável. Aracaju, São Paulo e Curitiba aparecem em seguida no levantamento.
A avaliação foi feita a partir de uma formação de jovens no Lab99, ação entre o jornal e a empresa de aplicativos 99. Como base para o levantamento, foi considerado o Índice de Mobilidade Urbana Sustentável (Imus), que avalia o nível de mobilidade e o quanto esse recurso atende aos princípios de sustentabilidade, considerando os aspectos ambientais, sociais e econômicos.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O levantamento considerou critérios como acidentes de trânsito, ações para redução de sinistros, ciclovias, congestionamentos, densidade e conectividade da rede cicloviária, emissões de gás carbônico, energia limpa, modos de transporte, motorização, passageiros transportados, tarifas de transporte e vias para pedestres.
Para o superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Antônio Ferreira, o resultado é reflexo das intervenções desenvolvidas com foco na priorização da bicicleta e do transporte coletivo, além de medidas de segurança viária como a readequação da velocidade e criação de infraestruturas que garantam o deslocamento seguro de pedestres.
Leia também | Fortaleza: saiba como emitir o Bilhete Único para pessoa com mobilidade reduzida não-aparente
Ciclofaixas e ciclovias
Fortaleza conta com cerca de 410 km de ciclovias e ciclofaixas espalhadas pela cidade. O número é seis vezes maior em comparação com 2013, quando a cidade contava com 68 km, de acordo com o superintendente da AMC.
Um estudo do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil) indicou que Fortaleza é a capital brasileira onde as pessoas vivem mais próximas à infraestrutura cicloviária, com mais de 50% dos habitantes morando a menos de 300 metros de alguma ciclovia, ciclofaixa, ciclorrota ou passeio compartilhada. O levantamento divulgado pela Folha aponta que Fortaleza é a cidade brasileira com melhor trânsito de bicicletas e própria para a circulação desses veículos.
De acordo com a Prefeitura de Fortaleza, a cidade conta com 192 estações do sistema de bicicletas compartilhadas, o Bicicletar, além de outras 11 estações do Mini Bicicletar, voltado para crianças, e mais 16 do Bicicletar Corporativo, exclusivo para servidores municipais.
Transporte público
Outra ação de mobilidade em Fortaleza são as faixas exclusivas para ônibus. Segundo a prefeitura, o objetivo deste sistema é priorizar o transporte público, proporcionando diversas vantagens aos usuários, como o aumento da velocidade operacional, previsibilidade do tempo de viagem, redução no consumo de combustíveis e de emissão de gases poluentes, além de um impacto positivo no cálculo tarifário do transporte público. Ao todo, Fortaleza dispõe de 132,3 km de faixas exclusivas de ônibus.
Pedestre
Já para a melhoria da circulação de pedestres em Fortaleza, foram implantadas travessias elevadas, faixas diagonais e áreas de trânsito calmo na cidade, além de calçadas e praças vivas. O projeto esquina segura aumentou as áreas de passeio e reforçou a fiscalização com relação a estacionamento proibido nas esquinas.
Através do Plano Municipal de Caminhabilidade, há o incentivo para os deslocamentos dos pedestres e pessoas com mobilidade reduzida, ordenando as calçadas e espaços públicos, tornando a cidade mais acessível e compartilhada.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<