Ícone do site Portal GCMAIS

Agricultura familiar garante renda e trabalho para população cearense

Agricultura familiar garante renda e trabalho para população cearense

Foto: Reprodução

As comunidades rurais, existentes em vários municípios do Ceará, recebem incentivo para melhorar a agricultura familiar, como a produção e comercialização de cadeias produtivas: castanha de caju; mel de abelha; ovinocaprinocultura; avicultura; bovinocultura leiteira; dentre outros.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A iniciativa é do Centro de Estudos e Assistência às Lutas do(a) Trabalhador(a) – Cealtru, entidade não governamental ligada à  Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (FETRAECE), que vem desenvolvendo, ao longo dos últimos anos, ações de  Assessoria Técnica e Extensão Rural (ATER), junto a produtores rurais familiares em todo Estado.

Em áreas de produção familiar, como Coqueirinho no Município de Fortin, Agroverde em Chorozinho e Jardim em Aratuba, o centro, em parceria com a  Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), desenvolve projetos de apoio financeiro via FEDAF – Fundo Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar, integrando as ações de ATER com empréstimos em dinheiro, voltados ao fortalecimento da base produtiva destas áreas de produção.

A integração das políticas públicas de financiamento rural, com a realização da ATER, gera trabalho e renda junto à agricultura familiar no Ceará e garante que o recurso seja bem empregado, melhore a produção e comercialização e possa ser devolvido aos cofres públicos, para ser novamente emprestado para agricultores familiares.

Publicidade

De acordo com o agricultor familiar Isac Viana, do Assentamento Coqueirinho, no Município de Fortin, “é muito importante quando nós da agricultura familiar, nos beneficiamos de equipamentos assim, trabalhar somente com a velha enxada e chibanca é muito difícil para o agricultor, e quando a gente recebe um projeto de tanta significância, como estes micro tratores, vai adiantar muito o trabalho dos agricultores, já que trabalhamos com a cajucultura, é um equipamento muito importante para a melhoria do nosso trabalho. Decidimos comprar dez pequenos tratores ao invés de um trator grande. Hoje é um dia de festa aqui no Coqueirinho”.

Leia também | Covid-19: horário de vacinação em shoppings de Fortaleza é estendido até 20h

Para o presidente do Cealtru, José Francisco de Oliveira Carneiro, “a agricultura familiar no estado do Ceará é viável, desde que tenha prestação de serviço de ATER de qualidade, com equipes qualificadas e acompanhamento efetivo, integrando as diversas políticas públicas como as de ATER, com as de crédito, bem como, as de desenvolvimento de tecnologias sociais de reuso de água, biodigestores e cisternas. Podendo melhorar a qualidade de vida das famílias de agricultores e agricultoras familiares, mas também, levar comida de qualidade para as famílias urbanas”.

O Cealtru acompanha tecnicamente 1.425 famílias de agricultores e as familiares, compreendidas em 24 áreas de assentamento e 23 comunidades rurais, atuando em 27 municípios dentro de 9 regiões administrativas no estado do Ceará.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile