Ícone do site Portal GCMAIS

Ceará tem redução na área com seca, segundo Monitor das Secas

Foto: Marciel Bezerra

O mais recente mapa do Monitor de Secas, publicado esta semana, aponta nova redução da área classificada com algum nível de seca no Ceará.

>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<      

No que se refere ao mês de maio deste ano, a ferramenta indica que o Estado apresentou 16,6% do seu território com seca fraca, enquanto em abril, o percentual era de 18,87%, ou seja, uma variação absoluta de 2,27%.

Leia mais TikTok lança primeiro álbum com os hits mais virais na plataforma

Conforme o Monitor, a área considerada com seca fraca está situada no centro e a oeste do Sertão Central e Inhamuns. Na condição mais recente, espera-se diminuição de plantio, crescimento de culturas ou pastagem, além de alguns déficits hídricos prolongados e pastagens ou culturas não completamente recuperadas.

Publicidade

Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), as chuvas dentro da normalidade, entre fevereiro e março, principalmente, contribuíram para amenizar as condições de estiagem.

Chuvas da semana

Só pra se ter uma ideia, ainda foram registradas chuvas no Ceará no mês de junho. Em um recorte de dois dias, de segunda (20) a terça-feira (21), choveu em quase 130 municípios cearenses.

Choveu em, pelo menos, 128 municípios, entre as 7h de segunda (20) e as 7h desta terça-feira (21), de acordo com dados parciais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

O maior acumulado deste intervalo de 24 horas foi em Ipaporanga, no posto sede, com 45 milímetros. Os demais destaques foram:

– Amontada, posto Nova Conquista: 42mm
– Guaramiranga, posto sede: 36.8mm
– Aratuba, posto sede: 36mm
– Mombaça, posto Boa Vista: 36mm
– Pedra Branca, posto sede: 35mm

Quadra chuvosa 2022

O Ceará teve a terceira melhor quadra chuvosa dos últimos 10 anos, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). De fevereiro a maio deste ano choveu 621,3 milímetros. Esse acumulado fica atrás apenas de 2020 quando foram computados 727,4 milímetros e 2019 que registrou 671,9 milímetros.

Outro dado da Funceme mostra que maio de 2022 foi o melhor mês nos últimos 10 anos. Foram registrados 108,9 milímetros de precipitações.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile