BRASIL

Câmara aprova texto-base da PEC do piso salarial da Enfermagem

Foram 425 votos a 7. A votação poderá ser retomada nesta quarta-feira

Compartilhe:
13 de julho de 2022
Roberta Fontelles

A Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira (12), em 1º turno, a PEC do Piso da Enfermagem (PEC 11/22). Foram 425 votos a 7. A votação poderá ser retomada nesta quarta-feira (13).

Câmara aprova texto-base da PEC do piso salarial da Enfermagem
Foto: Agência Pará

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Piso salarial da Enfermagem

De autoria do Senado, a PEC do Piso da Enfermagem determina que uma lei federal instituirá pisos salariais profissionais nacionais para o enfermeiro, o técnico de enfermagem, o auxiliar de enfermagem e a parteira, a serem observados por pessoas jurídicas de direito público e de direito privado.

A relatora da PEC, deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC), afirmou que a aprovação da proposta vai impedir questionamentos judiciais do piso, previsto no Projeto de Lei 2564/20. “Para evitarmos qualquer risco de judicialização, qualquer risco de veto, por não estar na Constituição Federal que trabalhamos pela PEC 11 para dar mais segurança jurídica ao piso nacional dos profissionais da enfermagem”, destacou a parlamentar.

Leia também | INSS: robôs vão responder processos de recursos de benefícios negados; entenda

Congresso aprova salário mínimo de R$ 1.294 para 2023

O Congresso Nacional aprovou a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2023, na terça-feira (12). A LDO prevê salário mínimo de R$ 1.294 para o próximo ano, uma alta de 6,33% sobre o valor atual.

O novo salário mínimo representa uma manutenção conforme a previsão para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) no ano. O índice é usado para o reajuste do piso salarial.

Com informações do site Câmara Notícias.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<  

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.