CEARÁ

Ceará registrou mais de 100 notificações de aparição de peixe-leão no litoral

O animal tem aparecido nas praias cearenses e tem levantado um alerta para pesquisadores

Compartilhe:
4 de agosto de 2022
Portal GCMAIS

O Ceará já registrou mais de cem notificações de aparição de peixe-leão no litoral. O dado é do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), da Universidade Federal do Ceará (UFC). O animal tem aparecido nas praias cearenses e tem levantado um alerta para pesquisadores, já que a espécie não é natural do Brasil. Segundo o professor do Labomar,  Luis Ernesto, o bicho veio do Caribe. 

Ceará registrou mais de 100 notificações de aparição de peixe-leão no litoral
Foto: Michael Gäbler

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

“O peixe-leão é uma espécie invasora. Ele chegou no Caribe, vindo do Indo-Pacífico, na região da Austrália. Se espalhou pelo Caribe e está chegando aqui no Estado” explicou o professor.  

O peixe-leão encontrou no Ceará um local perfeito para reprodução. Água quente, muitas presas e nenhum predador. Com isso, o Instituto de Ciências do Mar, estima que a população de peixe leão deve avançar nos próximos meses, chegando a Pernambuco em um ano e no rio de janeiro nos próximos dois anos.

“Nós do Labomar, junto com a Secretaria do Meio Ambiente, está monitorando a ocorrência dessa espécie, tentando manter o nível das populações mais baixa possível, para tentar controlar essa invasão”, destacou  Luis Ernesto. 

O bicho oferece riscos para a biodiversidade marinha brasileira por não ter predadores e aos humanos o risco é de exposição ao veneno do peixe. Até o momento, os acidentes registrados foram com pescadores. Para banhistas, o risco é menor.

Leia também | Arma artesanal de grosso calibre é encontrada às margens do Rio Maranguapinho

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.