Corpo da rainha poderá ser visitado em Westminster Hall, em Londres, antes de seguir para funeral, na próxima segunda (19)
Caixão de Elizabeth II ficará exposto ao público por cinco dias
Milhares de pessoas em luto poderão passar pelo caixão da falecida rainha Elizabeth II durante 24 horas por dia desde a noite de quarta-feira (14) até o início do dia do funeral, na próxima segunda-feira (19). Centenas de milhares de pessoas devem prestar homenagem à monarca mais longeva do país antes do funeral de Estado, que contará com a presença de líderes mundiais, incluindo o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
“Aqueles que desejam comparecer terão que ficar na fila por muitas horas, possivelmente durante a noite”, disse o Ministério da Cultura.
Verificações de segurança no estilo dos aeroportos ocorrerão no Westminster Hall, o mais antigo dos edifícios que compõem o Parlamento britânico, e restrições rígidas estarão em vigor, como apenas bolsas pequenas permitidas. Na quarta-feira, a cerimônia será precedida por uma procissão cerimonial pelo centro de Londres para levar o caixão da rainha do Palácio de Buckingham ao Westminster Hall.
Protocolo da morte da Rainha Elizabeth II
A “Operação London Bridge” estabelece protocolos para a comunicação da morte da Rainha Elizabeth II. O primeiro-ministro é informado pelo secretário particular da rainha. As bandeiras no Palácio de Whitehall devem ser abaixadas a meio mastro e as atividades parlamentares serão suspensas por 10 dias.
O colaborador da realeza usará um código para dar a notícia. A mensagem será “London Bridge is down”, que significa, em português, “A ponte de Londres caiu”.
Em um primeiro momento, a informação do falecimento da rainha será tratado como ultrassecreto, por isso, o comunicado só pode ser enviado por meio de uma frequência captável apenas por equipamentos específicos.
A residência oficial de Elizabeth II, os portões do Palácio de Buckingham darão um aviso com as notícias. A operação London Bridge envolve um planejamento detalhado com a mídia. Simultaneamente, um newsflash estratégico irá alertar a imprensa mundial sobre a morte da monarca.
O que está no protocolo e já está sendo seguido?
– Emissora de rádio e TV britânica, a BBC terá a grade interrompida para passar o anúncio e, em seguida, focar em assuntos relacionados à morte da soberana. No canal, programas de humor estão cancelados até o final do funeral da rainha.
– Assim como os integrantes da dinastia Windsor, os jornalistas da BBC News deverão usar somente roupas pretas ao longo da programação e o tradicional logotipo da empresa de mídia ficará na mesma cor em razão do luto.
Leia também | Entenda o que muda na economia do Reino Unido com a morte da Rainha Elizabeth II
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.