MOBILIDADE

Mais de 5 milhões de viagens foram realizadas com o Bicicletar em Fortaleza

O uso do sistema de bicicletas compartilhadas de Fortaleza cresceu 54% no primeiro trimestre deste ano e evitou a emissão de 2.028 toneladas de créditos de CO2

Compartilhe:
26 de outubro de 2022
Portal GCMAIS

O Bicicletar ultrapassou a marca de cinco milhões de viagens. O uso do sistema de bicicletas compartilhadas de Fortaleza cresceu 54% no primeiro trimestre deste ano e registrou aumento de 136% nos cadastros em relação ao mesmo período do ano passado. Desse total de viagens, um milhão foram realizadas apenas em seis meses, entre dezembro de 2021 e maio de 2022.

Mais de 5 milhões de viagens foram realizadas com o Bicicletar em Fortaleza
Foto: Reprodução

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Consolidado como um dos maiores projetos de bicicletas compartilhadas do país em número de estações por habitantes, o Bicicletar não somente vem mudando a forma dos fortalezenses se locomoverem e toda a infraestrutura de mobilidade urbana da cidade desde 2014, mas também é um transporte sustentável e que impacta diretamente de forma positiva na qualidade do ar. A marca de cinco milhões de viagens representa 2.028 toneladas de créditos de CO2 evitadas, caso os trajetos fossem feitos em veículos motorizados.

A gerente da Célula de Sustentabilidade e Mudanças Climáticas, que faz parte da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), Raquel do Vale, destaca que a poluição do ar se tornou uma preocupação em todo o mundo, principalmente devido aos impactos negativos ocasionados à saúde humana por meio de diversas doenças respiratórias e ao meio ambiente, em especial, às mudanças climáticas.

Além disso, de acordo com a OMS, os veículos motorizados são responsáveis por 22% dos Gases de Efeito Estufa (GEE) em todo o mundo. Em Fortaleza, os veículos motorizados são os maiores poluidores, sendo responsáveis por cerca de 59% das emissões de GEE na cidade.

“A bicicleta foi o meio de transporte escolhido como símbolo da mobilidade urbana sustentável pela Organização das Nações Unidas (ONU). Nesse contexto, nos últimos anos, Fortaleza tem investido neste modal com o objetivo de desestimular o uso do transporte individual motorizado. Dessa forma, a infraestrutura cicloviária ofertada em Fortaleza e o uso da bicicleta entram como elementos primordiais na diminuição da poluição do ar em nossa cidade”, explica Raquel do Vale.

Bicicletar em Fortaleza

Bicicletar surgiu em 2014 como algo inovador para a cidade, que já necessitava de novos modais de transporte. Na época, a prefeitura de Fortaleza anunciou que o projeto seria executado numa parceria público e privado, sendo a empresa parceira a responsável pela instalação das estações, aquisições das bikes e manutenção dos equipamentos. São estações inteligentes, conectadas a uma rede sem fio, alimentada por energia solar e distribuídas em pontos estratégicos.

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<   

Leia também | Malha cicloviária de Fortaleza cresce mais de 500% nos últimos dez anos

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.