A fotografia ganha destaque em Fortaleza com programação gratuita para a população
Fotofestival Solar 2022 terá show da cantora Céu
Com vasta programação para todos os públicos, o FotoFestival Solar 2022 é mais que um convite para reunir a família e os amigos. Como parte das atividades: exposições, lançamentos de livros, mesas com referências da fotografia e artes visuais, delícias no mercado AlimentaCE, feira de fotografia e um show especial da cantora Céu. A programação acontece hoje e amanhã no Complexo Cultural Estação das Artes ou para o Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE), equipamentos públicos da Secretaria da Cultura do Governo do Ceará, em parceria com o Instituto Mirante.
Na terra do Sol, o céu azul e sem nuvens, combinam perfeitamente com o Fotofestival Solar que chega aos seus últimos dois dias de programação, neste sábado (10) e domingo (11), com acesso livre e totalmente gratuito.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
E hoje, você já pode conhecer sete exposições realizadas pelo festival, sem contar com as exposições satélites – que são realizadas por diferentes equipamentos da cidade, e dialogam com os temas e propostas do Solar, todas abertas à visitação. Na Pinacoteca do Ceará, por exemplo, você vai poder conferir: “Negros na Piscina”, “Cosmopolíticas” e “Vento Solar: Quando o Vento Sopra”. No Centro de Design, que integra o Complexo Cultural Estação das Artes Belchior, estão “Constelações Latinas”, “Convocatória ZUM” e “Livros – Espelhos e Janelas da Alma”, com fotolivros e as múltiplas possibilidades. E quem for a um dos dois equipamentos, fica o convite também para apreciar a arquitetura dessas edificações.
Convite que se estende ao Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS CE), inaugurado em março deste ano com uma modernização completa em sua estrutura. No MIS estão em cartaz a exposição do Solar “Horizontes Desejantes”, com artistas cearenses, e a exposição satélite “Leocácio Ferreira – Todos Juntos, vamos!”, sobre o fotógrafo, inventor e cinegrafista paraibano que recebe o nome da mostra. Leocácio teve atuação intensa no estado do Ceará nos campos da fotografia e da comunicação.
Mesas do Solar
Para quem quer se aprofundar no universo da fotografia e das artes visuais, estarão acontecendo mesas do Solar imperdíveis. Na tarde deste sábado, 10 de dezembro, haverá uma discussão basilar do próprio festival: “Políticas públicas para a fotografia nos novos tempos”. O evento contará com 12 convidados, participantes e integrantes da equipe do Solar que dialogarão com Milton Guran, referência no campo da antropologia visual no Brasil.
Em seguida, será a vez das mesas “Modos de curar”, com Daniele Queiroz (curadora assistente de fotografia contemporânea do Instituto Moreira Salles) e Maíra Gamarra (criadora do MIra Latina Lab e Residência), que falarão sobre perspectivas e processos curatoriais; e “Fotos Imaginárias”, com Paulo Fehlauer e Joca Reiners Terron (MT), sobre o convívio fantasmagórico entre fotografia e literatura. Tudo acontecendo no Centro de Design.
À noite, as mesas serão na Pinacoteca e às 18h30 começa “Guardar a vida, o tempo e os sonhos em uma revista de fotografia”, com editores de algumas das mais conceituadas publicações do mundo da produção fotográfica. Na lista, nomes como: Thyago Nogueira (Zum/BR), Brendan Embser (Aperture/EUA), Luis Weinstein (Sueño de la Razón/Chile), Henri Bararöh (Foam/Holanda) e Alejandra Zamudio (Luna Córnea/México), que conversam com a fotógrafa e pesquisadora Daniela Moura (BA).
Já às 20h30, acontece a mesa “O extraordinário e o banal na obra de Graciela Iturbide”, com a curadora Rosely Nakagawa (SP) que conversa com a fotógrafa. Graciela é considerada na atualidade uma das melhores fotógrafas, a mexicana iniciou sua carreira na década de 1970. A obra de Iturbide, foi publicada em vários países, obtendo mais de 90 exposições individuais e coletivas. Graviela já acumula prêmios, reconhecimentos no campo da fotografia com o Prêmio da Fundação Hasselblad, em 2008, sem falar da homenagem que receber da Sony World Photography Award na categoria “Contribuição Extraordinária para a Fotografia” em 2021.
Amanhã, dia 11 de dezembro, na Pinacoteca, também à noite, acontece a mesa “Estratégias para enxergar os movimentos do mundo”, às 18h, com Nair Benedicto (SP) e Isis Medeiros. Benedicto tem uma obra marcada por seu forte posicionamento político e escreveu seu nome na história da fotografia brasileira recente, é fundadora da F4, uma das primeiras agências fotográficas brasileiras com modelo de cooperativa, criada em 1979. Enquanto, Medeiros, se popularizou como fotógrafa a partir de projetos documentais junto aos movimentos sociais, onde desenvolveu um trabalho de denúncia da negligência e do descaso do Estado Brasileiro e das mineradoras no Brasil.
Show da cantora Céu
Ainda neste sábado, o público contará com o show da cantora Céu, “Um gosto de sol”, a partir das 21h, no palco montado na Gare da Estação das Artes. Os interessados em conferir o show da artista que terá também apresentação da DJ Ana Mundim precisam retirar o ingresso virtual gratuitamente em sympla.com.br/estacaodasartesce a partir das 9h de hoje. Serão distribuídas ao todo 1.500 pulseiras de acesso, respeitando a capacidade do espaço, sendo permitida apenas a retirada de 01 ingresso por CPF. Crianças e/ou menores de 18 anos só entram acompanhados de responsáveis e também precisam emitir o ingresso.
O ingresso é virtual, podendo ser apresentado em formato impresso na entrada do evento. Não será permitida a entrada com bebidas ou alimentos. E em caso de saída do equipamento, não será autorizado retorno, mesmo que a pessoa esteja usando a pulseira.
A cantora Céu, tem cinco trabalhos autorais, “Um Gosto de Sol” que é o seu primeiro disco de Céu somente como intérprete, onde ela dá voz, em sua versão particular a canções de outros autores. Na lista, faixas como “Bim Bom”, de João Gilberto; “Ao Romper da Aurora”, de Ismael Silva; “Teimosa”, de Antonio Carlos & Jocafi; entre outras, além de pérolas da música internacional, como “Feelings”, de Morris Albert; “Paradise”, de Sade; “May This Be Love”, de Jimi Hendrix; “I Don’t Know”, dos Beastie Boys; e “Criminal”, de Fiona Apple.
Lançamentos de livros, Fotolivros e revistas
Hoje tem o lançamento do dia é do livro “Coleção Midiateca – Escritos sobre fotografia contemporânea Brasileira – Volume 4 Fotografia na Funarte 1979-2004”, organizado por Angela Magalhães, Nadja Peregrino (que estarão presentes), Antonio Fatorelli e Victa de Carvalho. No livro, 22 autores e pesquisadores e seus respectivos ensaios reúnem fotos sobre artistas visuais diversos entre eles: Sebastião Salgado (ensaio de autoria de Teresa Bastos), Vilma Slomp (ensaio assinado por Alexandre Sequeira, um dos convidados do Solar 2022) e o próprio Tiago Santana (ensaio assinado por Leandro Pimentel e Rony Maltz).
Amanhã também tem lançamento desta vez do livro “Vá me desculpando qualquer coisa”, de Emrah Kartal, vencedor da sétima edição do Prêmio Foto em Pauta para Livro de Fotografia, um projeto realizado e viabilizado pela parceria entre o Festival de Fotografia de Tiradentes, a Editora Tempo d’Imagem e o Fotofestival Solar, com o apoio da Ipsis Gráfica. No livro, Kartal cria uma narrativa de 24 horas para uma passagem que, na verdade, durou cinco anos. Nesse tempo, retratou os romeiros na cidade de Juazeiro do Norte, Ceará, capturando ruas, personagens, espaços religiosos, objetos sagrados e lugares visitados pelos peregrinos, com um olhar fotográfico peculiar.
Vale ressaltar ainda a deliciosa programação gastronômica que segue acontecendo sempre das 17h às 21h, na Gare do Complexo Cultural Estação das Artes. Assinada pelo Mercado AlimentaCE, ela traz seis empreendimentos da cidade que ocupam temporariamente os restaurantes da Estação, e oferecem cardápios de bebidas, refeições, petiscos e lanches: Muá Tuá, Pachamama, Sorvete da Reserva, Mormaço, Tacos Burguer e DM Pratinhos (dos chefs da Comunidade Moura Brasil, Cássia Cruz e Deyme Gonçalves).
Está é a 2ª edição do Fotofestival Solar que acontece até domingo, 11 de dezembro de 2022, na Estação das Artes e no Museu da Imagem e do Som (MIS). Um evento realizado pelo Instituto da Fotografia do Ceará (IFoto), o Solar tem apoio do Instituto Mirante, do Museu da Imagem e do Som (MIS), da Pinacoteca do Ceará, do Centro de Design do Ceará, do Mercado Alimenta CE e da Estação das Artes. O patrocínio é do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura.
Fotofestival Solar 2022
Dias: 10 e 11 de dezembro de 2022
Horário: das 9h30 às 22h
Local: Complexo Cultural da Estação das Artes
R. Dr. João Moreira, 540, Centro
MIS – Museu da Imagem e do Som do Ceará
Av. Barão de Studart, 410 – Meireles
GRATUITO. Livre
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.