POLÍTICA

Elmano Freitas anuncia mais secretários para governo do Ceará

Governador, vice-governadora e secretários tomam posse em 1º de janeiro de 2023

Compartilhe:
30 de dezembro de 2022
Portal GCMAIS

O governador eleito do Ceará, Elmano Freitas (PT), anunciou nesta quinta-feira (23) novos nomes que irão integrar o secretariado para o Governo do Ceará, a partir de janeiro de 2023. Desta vez, ele começou o anúncio pelo secretário da Casa Civil, Max Quirino. Veja lista abaixo.

Elmano Freitas anuncia mais secretários para governo do Ceará
Foto: Reprodução

Casa Civil, Max Quirino: é mestre em Economia do Setor Público pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da UFC e graduado em Geografia pela Uece. É professor estadual. Foi diretor da Ematerce, de 2011 a 2015; presidente do Instituto Agropolos do Ceará, de 2015 a 2017; e presidente da Ceasa-CE, de 2018 a 2021, até assumir, em fevereiro do mesmo ano, e superintendência do Detran-CE.

Articulação Política, Waldemir Catanho: é graduado em Jornalismo pela UFC. Filiado ao PT, tem histórico de atuação nos movimentos estudantis e sindicais, foi secretário de Governo da Prefeitura de Fortaleza de 2004 a 2012 na gestão da então prefeita Luizianne Lins.

Infraestrutura, Antônio Nei de Sousa: é advogado formado pela Unifor. Antônio Nei já esteve como secretário-executivo da Secretaria das Cidades. Foi prefeito, vice e secretário municipal de Pereiro. Atuou como assessor parlamentar na Assembleia Legislativa e atuou como conselheiro do Conselho Estadual do Meio Ambiente. Foi secretário-executivo de Pesca da Secretaria do Desenvolvimento Agrário.

Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Seciterce), Sandra Monteiro: é graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Alagoas. Tem especialização em Administração Hospitalar e em Fisiologia Humana; mestrado e doutorado em Farmacologia pela UFC; e pós-doutorado pela UFC. Atuou na docência no IFCE, UFRN e Unifor. Foi responsável pela Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secitece. Atualmente é chefe do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Faculdade de Medicina/UFC.

Pesca e Aquicultura, Oriel Nunes Filho: deputado estadual eleito para a legislatura 2023-2026. Fisioterapeuta e agropecuarista, foi chefe de Gabinete da Regional V da Prefeitura de Fortaleza. Assumiu como suplente uma cadeira da Assembleia Legislativa na legislatura 2019-2022, atuando nas comissões de Cultura e Esportes; Orçamento; Saúde, e Viação e Transporte.

Relações Internacionais, Roseane Medeiros: é graduada em Engenharia Civil pela UFC e mestre em Engenharia Estrutural pela PUC-RJ. Roseane Oliveira em Medeiros já atuou na área de formação na iniciativa privada e também como professora universitária. Presidiu entidades de classe e câmaras temáticas, além de ter sido presidente do Conselho Industrial do Ceará e diretora da Fiec. Está como secretária-executiva da Indústria na Sedet.

Direitos Humanos, Socorro França: é graduada em Direito, Administração e Economia e com mestrado em Direito Público, tem quase 60 anos de serviço público. Foi procurada-geral de Justiça do Ceará por cinco mandatos; ouvidoria-geral do Estado; coordenadora do Decon; assessoria de Políticas Públicas sobre Drogas e integrante do Conselho de Direitos Humanos do Estado, do Conselhor Superior do Ministério Público, do Conselho de Família e Cidadania, e do Conselho Nacional de Defesa de Defesa do Consumidor. Esteve à frente da SPS e da Sejus e como conselheira da Arce.

Confira secretários confirmados por Elmano

Secretária da Juventude do Estado – Adelita Monteiro

Adelita Monteiro é comunicadora popular e artesã. Estudou Estilismo e Moda na Universidade Federal do Ceará (por concluir) e milita na Juventude desde os 15 anos, começando nas Pastorais de Juventude. Foi integrante do Movimento Hip Hop Organizado (MH2Cm) e fundou o Movimento Livre (passe livre), além de atuar junto a juventudes nas periferias em Fortaleza. Ministra cursos de Artesanato e possui forte presença na comunicação popular e redes sociais.

Secretária da Educação (Seduc) – Eliana Estrela

Eliana Nunes Estrela é formada em Pedagogia pela Urca; especialista em Educação pela mesma instituição, e em Gestão Pública pelo Caed da Universidade Federal de Juiz de Fora-MG (UFJF). É mestre em Gestão e Avaliação Pública pelo Caed, doutoranda em Educação pela Uece. Atuou como professora, gestora escolar e coordenadora de Crede. É funcionária de carreira da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e secretária da Educação do Ceará desde 2019.

Secretária da Fazenda (Sefaz) – Fabrízio Gomes

Fabrízio Gomes Santos é doutor e mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará (UFC); além de graduado em Economia pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL). É professor universitário e tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Monetária e Fiscal e Finanças Públicas. Atualmente, é secretário-executivo do Tesouro Estadual e de Metas Fiscais da Sefaz.

Secretária do Planejamento e Gestão (Seplag) – Sandra Machado

Sandra Maria Olimpio Machado é mestre em Administração e especialista em Contabilidade e Controle pela Unifor. Possui graduações em Ciências Contábeis pela UFC, em Administração pela Unifor e em Psicologia pelo Centro Universitário Farias Brito. Também possui diploma de Estudios Avanzados em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Barcelona. E auditora fiscal do Ceará desde 1990 e atual secretária-executiva de Planejamento e Gestão Interna da Sefaz.

Secretaria da Saúde – Tânia Mara Silva Coelho: é médica formada pela UFC e possui Residência em Infectologia, além de especialização em Medicina do Viajante pelo Royal College of Glasgow, na Escócia, e especialização em Gestão das Clínicas pelo Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. É mestranda em Saúde Pública pela UFC. Foi superintendente da Rede Hospitalar da Sesa, além de diretora clínica, técnica e geral do Hospital São José (HSJ). É a atual secretária-executiva de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional da Sesa.

Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social – Samuel Elânio: possui graduação em Direito e especialização em Direito e Processo Administrativo pela Unifor. É delegado da Polícia Federal há 15 anos e atuou em diversas operações contra o crime organizado no Amapá, Ceará e Rio Grande do Norte. Foi chefe da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Superintendência da Polícia Federal no Ceará.

Secretaria da Administração Penitenciária – Mauro Albuquerque: é atual secretário da pasta, ele é policial civil do Distrito Federal e especialista em Segurança Pública e Gestão Prisional. Fundou a Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DPOE) do DF, onde foi diretor de 2000 a 2015.

Controladoria-Geral de Disciplina – Rodrigo Bona Carneiro: é atual titular da CGD, Bona é mestre em Direito e Soluções Consensuais pela Unifor. Especialista em Direito Público pela Universidade Cândido Mendes (RJ) e em Direito Penal e Processual Penal pela Escola Superior do Amazonas. Delegado de Polícia Civil do Estado do Amazonas.

Secretaria da Proteção Social – Onélia Santana: graduada em Letras – Língua Portuguesa pela Urca, psicopedagoga clínica e institucional pela Unichristus, com MBA em Administração Pública: Planejamento, Gestão e Finanças pela PUC. É a idealizadora do Programa Mais Infância Ceará, do Governo do Ceará.

Procuradoria-Geral do Estado, Rafael Machado Moraes: Graduado em Direito pela UFC, com especialização em Direito Público. Assumiu a Consultoria-Geral da Procuradoria-Geral em 2013, desde 2019, exerce o cargo de Procurador-Geral -Executivo-Assistente, coordenando juridicamente toda a atividade administrativa, consultiva e legislativa do Poder Executivo.

Secretaria da Cultura, Luísa Cela: Luísa Cela de Arruda Coelho é formada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com mestrado em Saúde da Família, também pela UFC. Atuou como secretária-executiva da Secult na gestão de Camilo Santana. Integra, atualmente, o Consórcio Nordeste.

Leia também | Réveillon de Fortaleza terá transporte coletivo gratuito

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<  

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.