Ícone do site Portal GCMAIS

Conheça o Copac, canal que auxilia vítimas de violência doméstica no Ceará

Conheça o Copac, canal que auxilia vítimas de violência doméstica no Ceará

Foto: Divulgação/PM

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), canal que recebe as ligações destinadas às Forças de Segurança do Ceará, coordena o Grupo de Despacho do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (GD – Copac) da Polícia Militar do Ceará. O serviço está em funcionamento desde o dia 6 de janeiro deste ano.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Copac, novo canal de atendimento do Ceará

“Trouxemos o Copac para dentro da Ciops para fazer esse atendimento prioritário dos casos de violência contra grupos vulneráveis, incluindo os crimes de feminicídios. Além disso, queremos fortalecer o Copac em regiões determinadas, com o GAVV (Grupo de Apoio às Vítimas de Violência). Vamos também fortalecer o trabalho preventivo, com apoio e experiência de outras instituições como o Judiciário, Ministério Público e a Defensoria Pública, para uma prevenção e também uma resolução mais célere”, disse o secretário da pasta estadual, Samuel Elânio.

Na prática, quando uma vítima ou terceiros fazem uma ligação, denunciando uma situação de vulnerabilidade contra mulheres, uma cópia do registro é encaminhada para o Copac, destaca a pasta estadual. Isso permite que, em situações em que a ocorrência seja grave ou que já tenha acontecido outras vezes, a vítima receba o atendimento, além da viatura da PMCE responsável pela área, de uma viatura do policiamento especializado.

O major Messias Mendes lembra que, conforme estudo do Observatório da Mulher, de cada 100 feminicídios registrados no país, apenas cerca de 30 vítimas tinham registros nos sistemas de segurança ou justiça. Já das outras 70 mulheres mortas que não chegaram a registrar ocorrência em uma delegacia de Polícia Civil ou ter tido atendimento pelo Poder Judiciário, 35 delas tiveram suas agressões relatadas em ligação para o Disque 190.

Publicidade

O contato via 190 pode ser feito pela vítima, mas em alguns casos, temendo represália ou até mesmo devido à vulnerabilidade causada por possíveis abusos psicológicos, ela não consegue fazer a denúncia. O contato via 190 pode ser feito pela vítima, mas em alguns casos, temendo represália ou até mesmo devido à vulnerabilidade causada por possíveis abusos psicológicos, ela não consegue fazer a denúncia. Por isso, vizinhos, amigos ou parentes podem ligar. Com o registro, o despachante encaminha a viatura mais próxima do Policiamento Ostensivo Geral (POG) para o local da ocorrência. Tratando-se de um caso de violência doméstica, racismo ou injúria racial, discriminação contra LGBTQIA+, maus tratos contra pessoas com deficiência, idoso, crianças ou demais grupos vulneráveis, a informação é copiada para o GD-Copac, que encaminha uma viatura do policiamento especializado.

Nove mulheres assassinadas em dez dias no Ceará

Os primeiros dez dias de 2023 foram marcados pelos assassinatos de nove mulheres no Ceará. O primeiro dia de janeiro foi de tristeza para uma família de Paracuru, na Região Metropolitana de Fortaleza. Duas irmãs foram encontradas mortas na Praia da Barra. No dia seguinte, a jovem Itamara Eny foi sequestrada, estuprada e morta em Morrinhos.

A quarta mulher foi encontrada no dia 3 deste mês, enterrada no município de Novo Oriente. Daniele Pereira de Oliveira tinha ido ver um ex-namorado, de acordo com investigações. No dia 4 de janeiro, mais duas vítimas. Uma morta a facadas pelo companheiro em São João do Jaguarube e outra baleda em Sobral. No dia 5, uma mulher foi morta a tiros em Limoeiro do Norte.

No dia 8 de janeiro, em Alto Santo, uma jovem foi morta a tiros no Castanhão. O caso mais recente foi em Sobral, no dia 9. Uma mulher morreu após ser baleada para defender o filho. Segundo especialistas, a cultura do machismo estrutural é uma das razões da violência.

Leia mais | Suspeito de tentativa de feminicídio é preso em flagrante em Juazeiro do Norte

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

Sair da versão mobile