ABALO SÍSMICO

1.200 pessoas morrem após terremoto na Turquia e Síria

Mais de 50 mil pessoas ficaram feridas, e milhares ainda estão desaparecidas

Compartilhe:
6 de fevereiro de 2023
Portal GCMAIS

Um terremoto de magnitude 7,8 atingiu a região central da Turquia e o noroeste da Síria na manhã desta segunda-feira (6). De acordo com a imprensa internacional, segundo o último balanço do governo turco 912 pessoas morreram no país. Na Síria, foram 312 mortos, também de acordo com o governo local.

1.200 pessoas morrem após terremoto na Turquia e Síria
Foto: Reprodução

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<  

Terremoto na Turquia e Síria

Mais de 50 mil pessoas ficaram feridas, e milhares ainda estão desaparecidas. É o terremoto mais forte desde 1939, que fica sobre várias placas tectônicas. O tremor durou mais de um minuto.

O presidente da Turquia, Recep Tayip Erdogan, lamentou o abalo sísmico. “Transmito meus melhores votos a todos os nossos cidadãos que foram afetados pelo terremoto que ocorreu em Kahramanmaraş e foi sentido em muitas partes do nosso país. Todas as nossas unidades relevantes estão em alerta sob a coordenação da AFAD”, disse o gestor.

Tremores de terra são sentidos no Rio Grande do Norte

Dois tremores de terra foram sentidos no litoral do Rio Grande do Norte em agosto de 2022. O epicentro ocorreu no Oceano Atlântico.

O primeiro evento, de magnitude 2,4 na escala Richter, foi registrado no dia 1º de agosto por volta de 0h34. Segundo informações recebidas pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o tremor foi sentido por moradores do município de Maxaranguape, a 40km de Natal, e por moradores de Maracajaú, a 50 km da capital.

Já por volta das 19h do mesmo dia, um segundo tremor de magnitude 3,7 na escala Richter foi registrado pelas estações sismográficas nas mesmas regiões do evento anterior, e também na capital, Natal, conforme relatos de moradores nas redes sociais.

Essa é a atividade sísmica mais forte registrada pelo Laboratório Sismológico da UFRN desde janeiro deste ano, quando outro sismo da mesma magnitude foi registrado em Marabá, no Pará.

O maior terremoto no Rio Grande do Norte, no entanto, aconteceu em 1986. Na ocasião, o fenômeno de magnitude 5,1 fez casas desabarem no município de João Câmara.

Leia mais | Número de mortos em terremoto da Indonésia sobe para 271

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.