Orós e Castanhão com situação melhor que ano passado; Banabuiú ainda sofre
Fevereiro termina com o Ceará tendo o maior volume de água em 10 anos
No ano de 2013, o Ceará tinha, em fevereiro, 7,76 bilhões de metros cúbicos (m³) de água nos reservatórios monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH). Nos anos seguintes, esse índice nunca passou de 5 bilhões de metros cúbicos.

Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Já em fevereiro deste ano de 2023, o volume acumulado atingiu 5,8 bilhões de metros cúbicos. A COGERH monitora, hoje, 157 açudes em território cearense. O total acumulado atualmente é o maior em 10 anos.
Leia também | Morte de Yanny Brena: família não apoiava relacionamento dela com o namorado
Um dos piores momentos vividos em relação ao armazenamento de água no Cerará, nesse período, foi em 2017, quando havia pouco mais de 1 bilhão de m³ de água.
O que se vê hoje, no entanto, é fruto de boas chuvas nos últimos anos. Em 2022, por exemplo, o Orós, segundo maior açude do Ceará, recebeu bom volume de água, o que se mantém hoje. O Orós está com quase 46% da capacidade armazenada de água.
Já o Castanhão vive situação ainda delicada. Mesmo com as boas chuvas na região jaguaribana, onde fica localizado, o reservatório tem hoje 19,72% de volume.
A situação mais complicada é a do terceiro maior reservatório, o Banabuiú. Atualmente, segundo o Portal Hidrológico do Ceará, o açude tem 9% da capacidade armazenada.
O Ceará tem 5 açudes sangrando: Valério, Acarape do Meio, Germinal, Tijuquinha e Rosário. Outros 13 estão com volumes entre 90% e 100%. 67 reservatórios estão com menos de 30% da capacidade.
>>>Acompanhe o GCMAIS no Youtube<<<

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Caminhão do Cidadão leva serviços gratuitos a 12 comunidades do CE na próxima semana

Cemitérios públicos da Capital são preparados para receber visitas no Dia das Mães

Senado aprova projeto que cria novo símbolo unificado de acessibilidade no Brasil
