Outros 60 reservatórios estão com 90% da capacidade
Castanhão tem melhor volume de água em 10 anos; Orós e Banabuiú também em bom momento
Maior açude cearense, o Castanhão atingiu o maior volume de água desde 2014. Segundo o Portal Hidrológico do Ceará, o reservatório tem, atualmente, 30,3% de capacidade armazenada de água.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
O Castanhão tem capacidade de 6,7 bilhões de metros cúbicos (m³). Por outro lado, o pior quadro já registrado foi em 2018. Na ocasião, tinha apenas 2,08% da capacidade, no chamado volume morto, quando não é possível retirar água.
Leia mais | Estado tem maior reserva hídrica dos últimos 10 anos e já atingiu 44% da capacidade total
O Ministério da Integração Nacional aponta o Castanhão como o maior reservatório público do país. Localizado no município de Alto Santo, na região Jaguaribana, é uma reserva estratégica de água. Desde sua conclusão, em 2003, é utilizado para irrigação, abastecimento urbano, piscicultura e regularização da vazão do Rio Jaguaribe.
Orós e Banabuiú
Os outros 2 grandes reservatórios do Ceará vivem situações relativamente confortáveis. O Orós, segundo maior, tem 62% de capacidade armazenada; Já o Banabuiú, terceiro maior, está com 36%.
Dos 157 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), 62 estão sangrando; 10 com capacidade acima de 90%; e 35 têm menos de 30% da capacidade.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.