Ícone do site Portal GCMAIS

Criança sofre picada de escorpião e sai de hospital com graves sequelas, no Ceará

Criança sofre picada de escorpião e sai de hospital com graves sequelas, no Ceará

Foto: Arquivo Pessoal

Uma criança de 3 anos de idade foi picada por um escorpião em Barbalha, na região sul do Ceará. A mãe do menino procurou atendimento no Hospital São Vicente de Paulo, onde ele passou quase 2 meses internado. No entanto, o garoto saiu da unidade com sequelas. Agora, a família busca respostas sobre o ocorrido.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Ao todo, foram 48 dias internado. Desse total, Raimundo Neto passou 33 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 11 deles intubado. A criança foi socorrida inicialmente com sintomas leves até que o quadro clínico rapidamente se complicou.

“Eu escutei quando o médico disse que ele iria para a UTI urgentemente. Ali eu já me desesperei, comecei a ficar trêmula e liguei para o meu esposo”, disse Nageane Souza, mãe da criança.

O menino, antes cheio de saúde e bastante ativo, agora não anda, não enxerga e tem dificuldade para falar.

Criança picada por escorpião no Ceará

No caso de crianças picadas por escorpião ou outro animal peçonhento, a primeira orientação é procurar um Pronto-Socorro imediatamente. Em pacientes classificados como moderados ou graves, o soro deve ser administrado o mais rápido possível.

Publicidade

A mãe de Raimundo Neto diz que chegou a levar o animal morto para o hospital, mas o soro só foi aplicado no dia seguinte, quando o filho estava em coma na UTI.

“Eu só queria entender porque não foi ofertado o soro quando ele chegou na emergência, são só essas respostas que eu queria. Só quero saber como o quadro dele se agravou tanto assim”, disse Nageane.

Picadas de escorpiões podem ser fatais tanto em crianças quanto em idosos. Para o médico coordenador do SAMU na região do Cariri, Marco Rulim, a aplicação do soro o mais rápido possível pode salvar uma vida.

“A criança deve ser levada para o local mais próximo de pronto-atendimento, lá vai passar por uma avaliação médica e esse médico vai verificar se esse caso é moderado ou grave. E em casos moderados ou graves, tem indicação de fazer o soro anti-escorpiônico e deve ser encaminhado para o hospital de referência”, afirmou.

O que diz o hospital

O Hospital São Vicente de Paulo informou que não vai se pronunciar sobre o caso.

Acompanhe a reportagem de Hugo Delion, da TV Cidade Fortaleza:

Leia também | Com prisão de Carlomano Marques, Rafael Marques assume a prefeitura de Pacatuba nesta quarta-feira (19)

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile