Durante a operação, foram cumpridos mandados de prisão contra 23 pessoas, incluindo o prefeito Carlomano Marques (MDB), gestores municipais, ex-gestores
Operação em Pacatuba: saiba quem são os secretários presos com Carlomano Marques
A cidade de Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza, tem sido centro de debate no Ceará após o Ministério Público deflagrar a operação “Polímata”, na terça-feira (18). A ação foi protagonizada pela Procuradoria de Justiça de Crimes contra a Administração Pública (Procap), com apoio da Polícia Civil. Durante a operação, foram cumpridos mandados de prisão contra 23 pessoas, incluindo o prefeito Carlomano Marques (MDB), gestores municipais, ex-gestores e “representantes de empresas fornecedoras que mantinham vínculo com a Prefeitura por meio de contratos firmados com dispensa de licitação”.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Operação em Pacatuba
Outro destaque foi a quantidade de secretários municipais alvos da operação. Entre os gestores estão os secretários de Desenvolvimento Agrário; Saúde; Desenvolvimento Econômico; Assistência Social; Finanças; e de Segurança, Defesa Civil e Patrimonial; bem como ordenadores de despesas da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente e da Secretaria de Cultura; integrantes do Gabinete do Prefeito; o presidente do Fundo Municipal de Previdência Social dos Servidores de Pacatuba (PacatubaPrev); e a procuradora-geral do Município.
A lista de secretárias foi divulgada pelo Ministério Públicos. Os nomes dos representantes das pastas estão no site da Prefeitura de Pacatuba.
Desenvolvimento Agrário – Armando Marques
Saúde – Willames Freire Bezerra
Desenvolvimento Econômico – Fernanda Souza
Assistência Social – Glauciane Rolim
Finanças – Maiane de Souza
Segurança, Defesa Civil e Patrimonial – João Filho Ângelo
Procuradora-geral do Município – Michelle Severo
Assessor Especial de Elmano defende Carlomano Marques de investigação do MP
O assessor especial de Assuntos Federais do Governo do Estado do Ceará, Leonardo Araújo (MDB), saiu em defesa do prefeito afastado de Pacatuba, Carlomano Marques (MDB). O gestor municipal e oito secretários foram alvo de uma operação deflagrada pela Procuradoria de Justiça dos Crimes contra a Administração Pública (Procap), do Ministério Público do Ceará, na última terça-feira (18). De acordo com a denúncia, um suposto esquema criminoso atuava na contratação de empresas de forma irregular para prestação de serviço na cidade.
O político usou as redes sociais para repercutir a investigação do Ministério Público e defender o colega de legenda. Na postagem, o ex-deputado disse o seguinte:
“Meus queridos amigos e amigas de Pacatuba, como deputado estadual mais votado da história do município, por duas eleições consecutivas, 2018 e 2022, passo para manifestar minha solidariedade diante dos fatos ocorridos nas últimas 24 horas, com a certeza de que a verdade será reestabelecida, assim como, que os procedimentos institucionais instaurados serão esclarecedores para absolvição primária do prefeito Carlomano Marques e de todos os envolvidos, tendo em vista tratar-se de uma apuração e não de condenação, esclareço que estamos acompanhando os desdobramentos, bem como, ratificando que Carlomano Marques e a estrutura de advogados e advogadas estão fornecendo todas as informações necessárias e colaborando com as investigações.”
Na postagem, o político reforçou ainda a inocência do prefeito afastado de Pacatuba Carlomano Marques. “Acredito nas instituições e na justiça, com a certeza de que, qualquer excesso cometido será reconhecido. Desejo boa sorte ao vice-prefeito, Rafael Marques, nesse momento”, finaliza. O texto postado por Leonardo Araújo foi compartilhado nas redes sociais de Carlomano.
Leia também | Prefeito de Pacatuba Carlomano Marques é preso em operação do Ministério Público
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.