A data é considerada a segunda mais importante para o varejo.
Dia das Mães deve movimentar R$ 353 milhões no comércio de Fortaleza, aponta pesquisa
A Pesquisa sobre o Potencial de Consumo do Fortalezense para o Dia das Mães mostra que 57,7% dos consumidores irão às compras nessa data. O levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), da Fecomércio-CE, prevê potencial de faturamento de R$ 353 milhões no comércio varejista de Fortaleza, somente com a aquisição de itens para presentes.

O faturamento projetado está 2,0% acima do valor de 2022, mesmo com o percentual de consumidores dispostos a comprar abaixo do verificado no ano passado (59,6%), consolidando esta data comemorativa como a segunda mais importante para o comércio varejista pelo potencial de consumo.
Cabe destacar que uma parcela expressiva dos consumidores entrevistados (60,2%) pretende comemorar a data, trazendo impacto significativo para o setor de serviços, principalmente em restaurantes (11,5% dos entrevistados relataram intenção do uso do serviço de refeição fora do domicílio), com viagens (2,9%), barracas de praia e clubes (2,8%) e passeio em shopping center (2,1%).
Pretensão de compras e forma de pagamento
Neste ano, 57,7% dos entrevistados afirmaram a intenção de compra de presentes para o Dia das Mães. O perfil dos consumidores que respondeu positivamente sobre a intenção de compra mostra predomínio dos consumidores do sexo masculino (60,8% de resposta positiva), do grupo com idade até 20 anos (72,4%) e do estrato com renda média mensal entre cinco e dez salários-mínimos (69,4%).
O consumidor pretende gastar, em média, R$ 347 com as compras de presentes, com uma média de dois presentes por consumidor. O potencial de consumo é maior no grupo dos consumidores do sexo masculino (com gasto médio total de R$ 401), do estrato com idade acima de 36 anos (R$ 377) e com renda média mensal familiar acima de dez salários-mínimos (R$ 706).
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Na forma de pagamento há o predomínio da intenção de pagamento à vista (com dinheiro, PIX ou cartão de débito), com 53,9% das respostas, seguido do uso do cartão de crédito (46,1%). Apesar de a maior parte dos consumidores não possuir data específica para as compras (45,5%), parcela expressiva da movimentação poderá ser observada nos últimos dias da semana, como sábado (33,4%), sexta-feira (9,8%) e domingo (6,1%).
Consumo de bens semiduráveis
A intenção de compra se concentra nos chamados bens de consumo semiduráveis, com destaque para os produtos de perfumaria e itens de vestuário, como pode ser visto a seguir:
- Perfumaria e cosméticos, com 38,4% de intenção de consumo;
- Itens de vestuário e acessórios (37,0%);
- Sapatos, cintos e bolsas (12,1%);
- Joias e bijuterias (7,8%).
Quanto aos locais de compra, os Shopping Centers foram os mais citados, com 39,9% de resposta, seguido das Lojas de Rua (26,3%), Centros Comerciais (19,4%) e dos Supermercados e Hipermercados (9,8%). O comércio eletrônico foi citado por 6,3% dos entrevistados, com procura por artigos de vestuário, eletrodomésticos, calçados, livros e passagens aéreas.
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