Neste ano, há novidades nas regras para a entrega da declaração do Imposto de Renda
Prazo para declarar Imposto de Renda 2023 termina neste mês
Prestes a encerrar o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2023, a Receita Federal reforçou as novas regras desse processo. Uma das principais mudanças é o aumento do tempo para a entrega da declaração, que agora se estende até o dia 31 de maio. Além disso, foram anunciados avanços na declaração pré-preenchida e no processo de restituição.
Novidades na declaração do Imposto de Renda 2023
Entre as principais alterações, destaca-se a mudança nas regras para investimentos em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e semelhantes. Agora, só precisa entregar a declaração quem tenha realizado operações de vendas de mais de R$ 40 mil ou que não teve imposto descontado na fonte.
Outra novidade é a facilidade para autorizar terceiros a fazerem a declaração de Imposto de Renda pelo contribuinte, que pode ser feita por meio do celular. Além disso, quem optar por iniciar a declaração pela pré-preenchida ou pela restituição via Pix terá prioridade na fila de restituição.
Leia também | Governo envia ao Congresso novo projeto de lei sobre reajuste do salário mínimo
Também foi anunciado que os rendimentos de Pensão Alimentícia passarão a ser isentos e não tributáveis, além da inclusão de um “código de negociação” na Ficha de Bens e Direitos para os bens movimentados em bolsa de valores.
Por fim, o governo federal disponibilizou uma quarta opção de acesso à funcionalidade “Meu Imposto de Renda”, com autenticação à conta gov.br, diretamente pelo site da Receita, sem precisar baixar o programa, e a opção pelo débito automático fica disponível mesmo após o fim do prazo de entrega da declaração, nos acessos pela opção “Meu Imposto de Renda“.
>>> Acompanhe o GCMAIS no YouTube <<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.