Projeto se justifica pelo potencial de Fortaleza para a chamada Economia do Mar, com 34 quilômetros de litoral
Câmara Municipal aprova criação da Agência de Economia do Mar
A Câmara Municipal de Fortaleza aprovou nesta quarta-feira (31), com 27 votos, a criação da Agência de Desenvolvimento da Economia do Mar de Fortaleza (AdemFor). Um dos objetivos é realizar a gestão de atividades relacionadas à pesca profissional e aquicultura; além da geração de energias renováveis a partir do aproveitamento de vento, sol e maré; o turismo de praia e também de navegação e mergulho; a prática de esportes náuticos; a ampliação da indústria naval e a necessidade de preservação dos ecossistemas marinhos.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O projeto se justifica pelo potencial de Fortaleza para a chamada Economia do Mar, com 34 quilômetros de litoral. O modelo da autarquia foi discutido com a Federação da Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), universidades e bancos de desenvolvimento como a Corporação Andina de Fomento (CAF).
A Economia do Mar, denominada Economia Azul, é um ramo que se relaciona ao uso sustentável dos recursos marinhos. O conceito surgiu em 2012, na Conferência Rio+20, como uma linha de desenvolvimento e exploração sustentável do mar, e vem sendo reforçado nos principais encontros mundiais com a temática ambiental.
Agência de Economia do Mar
Para compor o novo órgão, a Prefeitura de Fortaleza remanejou cargos já existentes na estrutura administrativa. Deste modo, não haverá impacto com gasto de pessoal.
O mandato do presidente será de quatro anos acompanhando o mandato do conselho. A indicação do presidente é do prefeito em exercício, sempre no terceiro ano de mandato. A composição do conselho está estabelecida no próprio projeto de lei.
Leia também | Fortaleza terá uma Agência de Economia do Mar; entenda o projeto
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.