INTERNACIONAL

Mísseis russos matam 4, incluindo menina de 10 anos, em cidade do sul da Ucrânia

Várias pessoas ficaram sob os escombros, disseram autoridades ucranianas.

Compartilhe:
31 de julho de 2023
Portal GCMAIS

Um ataque com mísseis russos na cidade de Kryvyi Rih, localizada no sul da Ucrânia, matou pelo menos quatro pessoas nesta segunda-feira (31), incluindo uma menina de 10 anos e sua mãe. Várias pessoas ficaram sob os escombros, disseram autoridades ucranianas.

Mísseis russos matam 4, incluindo menina de 10 anos, em cidade do sul da Ucrânia
Foto: Reprodução

Um vídeo postado pelo presidente Volodymyr Zelenskiy mostrou fumaça saindo de um buraco aberto na lateral de um prédio residencial de nove andares, e outro prédio de quatro andares quase destruído.

“Notícia trágica. Quatro pessoas já morreram em Kryvyi Rih”, escreveu Serhiy Lysak, o governador regional, no aplicativo de mensagens Telegram. O prefeito Oleksandr Vilkul disse que entre os mortos está uma menina de 10 anos e sua mãe de 45 anos.

O presidente afirmou que os ataques atingiram um prédio residencial e um prédio universitário. “Esse terror não vai nos assustar ou nos quebrar. Estamos trabalhando e salvando nosso povo”, disse.

Mais de 200 resgatistas estavam tentando salvar pessoas presas sob os escombros. Vilkul afirmou que poderia haver até oito. Os serviços de emergência disseram que pelo menos 43 pessoas ficaram feridas. O porta-voz da Força Aérea Yuriy Ihnat declarou que o ataque parece ter sido realizado com mísseis balísticos. Kherson, agora uma cidade da linha de frente no sul da Ucrânia depois de ser libertada das forças russas em novembro, foi atingida pelo menos duas vezes.

Um ataque de foguete matinal matou um trabalhador de serviços públicos de 60 anos e feriu outros quatro enquanto eles estavam na rua fazendo seu trabalho, disse a administração militar regional.

Leia também | Buraco se abre em calçada e “engole” mulher em Cascavel

Mísseis russos atacam portos da Ucrânia

A Rússia atacou portos da Ucrânia no dia 18 de julho, um dia depois de sair de um acordo apoiado pela
Organização das Nações Unidas (ONU) para permitir que o País exportasse grãos. A ação russa provocou vários danos às infraestruturas portuárias de Odessa, no sul da Ucrânia, anunciaram as autoridades militares de Kiev.

Seis mísseis Kalbir lançados contra Odessa e 21 drones de fabricação iraniana que se aproximavam da região foram “destruídos” pela defesa antiaérea, anunciou o comando sul do exército ucraniano em um comunicado.

“Infelizmente, os destroços dos mísseis abatidos e a onda expansiva da derrubada danificaram as infraestruturas portuárias e várias residências particulares”, acrescenta a nota, que não menciona a cidade afetada.

De acordo com a Força Aérea ucraniana, 31 drones foram derrubados em todo país, dos 36 que a Rússia lançou durante a noite. A região de Odessa, no Mar Negro, abriga terminais cruciais para o acordo de exportação de grãos ucranianos entre Kiev e Moscou que expirou na segunda-feira à noite.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.