Entre agosto de 2022 e julho de 2023, mais de 6.300 quilômetros quadrados foram desmatados
Cerrado registra recorde de alertas de desmatamento em um ano, diz Inpe
Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que o Cerrado, o segundo maior bioma do país, registrou um aumento de 21% nos avisos do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter) de agosto de 2022 a julho de 2023. Neste período, mais de 6.300 quilômetros quadrados foram desmatados, a maior parte deles na região do Matopiba, que abrange Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Por outro lado, na Amazônia os alertas de desmate caíram 42,5% entre janeiro e julho deste ano. A queda dos indícios de desmatamento foi registrada em todos os estados do bioma. Na Amazônia, 80% da propriedade deve ser preservada. Já no Cerrado, apenas 20% devem ser mantidos em pé.
Conforme o secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco, o governo trabalha para lançar em outubro um plano para combater o desmatamento no Cerrado.
Desmatamento no Cerrado
O desmatamento no cerrado, assim como em outros biomas no Brasil, está sujeito a regulamentações e restrições legais. O cerrado é caracterizado por uma vegetação variada, que inclui savanas, florestas e matas, com uma grande biodiversidade. No entanto, ao longo dos anos, o cerrado tem enfrentado um aumento significativo no desmatamento devido à expansão agrícola, urbanização e outros interesses econômicos.
Para lidar com essa questão, há leis e regulamentos que buscam controlar e reduzir o desmatamento no cerrado. O principal marco regulatório que aborda o desmatamento em todos os biomas brasileiros é o Código Florestal, que estabelece regras para a proteção de áreas de vegetação nativa, incluindo a obrigatoriedade de manter uma porcentagem mínima de cobertura vegetal em propriedades rurais, além de definir critérios para a realização de desmatamento legal em determinadas situações, como para a expansão da agricultura. No entanto, mesmo o desmatamento permitido deve respeitar limites legais e diretrizes de proteção ambiental.
O desmatamento ilegal, que ocorre sem a devida autorização ou em desacordo com as regulamentações, está sujeita a sanções como multas e penalidades criminais.
Leia também | Plano Collor: dinheiro confiscado em 1990 pode ser resgatado por 400 mil pessoas; saiba como
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.