CASO CURIÓ

Segundo julgamento do caso Curió deve entrar para a história do TJCE

A segunda sessão do julgamento deve ultrapassar o primeiro e se tornará a mais extensa já registrada em 150 anos

Compartilhe:
3 de setembro de 2023
Portal GCMAIS

O julgamento do caso Curió está em segunda sessão e deve se tornar a mais extensa já registrada pelo Tribunal de Justiça do Ceará nos 150 anos de história do tribunal. Isso porque na tarde deste domingo (03), somam 63 horas e 20 minutos de duração da primeira sessão, realizada em junho deste ano, pela 1ª Vara do Júri de Fortaleza, no Fórum Clóvis Beviláqua, em Fortaleza. O segunda fase do julgamento teve início na última terça-feira (29/08), e esta nova etapa conta com número dobrado de réus, ou seja, 8 acusados, e hoje, entra no sexto dia com cerca de 58 horas já contabilizadas até a noite de sábado.

Segundo julgamento do caso Curió deve entrar para a história do TJCE
Foto: Rannjon Mikael / TJCE

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

De acordo com o colegiado, a previsão é que na tarde deste domingo (03), esse registro atual seja superado mesmo estando na fase de interrogatório dos réus. E a conclusão desse segundo julgamento, ainda deve demora, isso porque restam fazer debates entre acusação e defesa, leitura dos quesitos, votação dos jurados, redação e leitura da sentença. Todas essas atividades estão sob a condução do colegiado formado pelos juízes Marcos Aurélio Marques Nogueira (presidente do colegiado e titular da 1ª Vara Júri), Adriana da Cruz Dantas (17ª Vara Criminal) e Sílvio Pinto Falcão Filho (1ª Vara Criminal).

Diariamente o julgamento é acompanhado por autoridades, familiares das vítimas e dos réus, bem como profissionais da imprensa e público em geral. Todos os participantes realizaram credenciamento para que pudessem comparecer de forma presencial à sessão. Dentro do tribunal, apenas fotógrafos e cinegrafistas da Assessoria de Comunicação do Tribunal de Justiça do Ceará, devidamente autorizados pelo colegiado de juízes, podem registrar imagens oficiais da sessão. Durante os registros de imagens são preservadas a identificação de jurados, réus, vítimas e testemunhas. As imagens feitas por estes profissionais, estão disponíveis em galerias do Hotsite Curió, no Portal do TJCE e podem ser utilizadas com a devida identificação da fonte e os créditos de autoria.

TERCEIRA SESSÃO DE JULGAMENTO

Neste mês de setembro, está prevista também a terceira sessão de julgamento do caso. Mais oito acusados serão submetidos a outro julgamento. Em menos de um mês, 16 acusados do caso devem ser julgados pela Justiça cearense. As informações serão sempre compartilhadas no Hotsite Curió. Na página serão apresentadas as informações sobre os processos, fotografias e vídeos da sessão já realizada, além de material explicativo (textos, infográficos e vídeos) sobre o funcionamento do Tribunal Popular do Júri.

RELEMBRE O CASO

A “Chacina do Curió”, ocorrida nos dias 11 e 12 de novembro de 2015 na região da “Grande Messejana”, em Fortaleza, tem um processo de mais de 13 mil páginas e envolve 30 policiais militares do estado que são acusados, pelo Ministério Público estadual, por participação em episódios que resultou em 11 homicídios consumados e três tentados, além de crimes conexos, como tortura. O processo foi desmembrado em três para facilitar a análise e agilizar os trabalhos. O TJCE designou um colegiado de três juízes para analisar e processar o caso.

Com informações do Tribunal de Justiça do Ceará.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Leia também | Chacina do Curió: fotos de jurados são vazadas nas redes sociais e julgamento é interrompido

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.