O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado estadual Evandro Leitão, está no comando do Poder Executivo cearense até o próximo dia 17 de setembro, período em que o governador Elmano de Freitas e a vice-governadora Jade Romero cumprem agenda oficial fora do país. Os primeiros compromissos do governador interino estiveram concentrados em atividades realizadas em Fortaleza.
Evandro Leitão assume governo do Ceará
Desde a noite de quinta-feira, 7 de setembro, quando assumiu o cargo, até ontem, 10 de setembro, Evandro Leitão participou apenas da abertura de um evento na capital cearense no sábado, 9 de setembro. Entretanto, para esta segunda-feira, 11 de setembro, estão previstos dois compromissos na capital.
Essa interinidade ocorre em um momento político importante, com a corrida interna dentro do bloco governista para definir a candidatura à Prefeitura de Fortaleza em 2024. Evandro Leitão, cotado para concorrer ao cargo no próximo ano e com sua saída anunciada do PDT, já recebeu convites de outros partidos, incluindo o PT e o PSB.
Apesar da ressalva de sua interinidade, esses dez dias à frente do governo estadual servirão como um teste para Evandro Leitão. Ele poderá avaliar sua atuação no cargo e medir a receptividade de seu nome entre os eleitores e aliados. Contudo, vale destacar que esta não é a primeira vez que Evandro assume o comando do Estado. É, na verdade, a terceira vez que ele ocupa interinamente o cargo de governador do Ceará.
Elmano e Jade fora do país
Elmano de Freitas viajou à China para tratar de investimentos em produção de hidrogênio verde e energia eólica, visando criar empregos para os cearenses. Enquanto isso, a vice-governadora Jade Romero está cumprindo agenda oficial no exterior, participando da X Conferência Internacional de Geoparques da Unesco em Marrakech, Marrocos, e seguindo para Madrid, na Espanha, para conhecer iniciativas relacionadas ao Sistema de Monitoramento Integral para casos de Violência de Gênero (VioGen) e outras ações nessa área.
Leia também | Vice-governadora do Ceará, Jade Romero, vai deixar o Marrocos após terremoto