A Campanha Nacional de Multivacinação inicia neste sábado (30) em Fortaleza, estando os postos de saúde preparados para aplicar as doses.
Fortaleza terá 22 postos de saúde abertos no sábado (30) para a Campanha de Multivacinação
Fortaleza dará início à Campanha Nacional de Multivacinação 2023, neste sábado (30), com 22 postos de saúde abertos das 8h às 16h30. A mobilização tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes na faixa etária de zero a 14 anos, 11 meses e 29 dias, oferecendo todas as vacinas disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e garantindo a proteção contra diversas doenças.
A iniciativa, que se estende até o dia 14 de outubro, visa atualizar a caderneta vacinal do público-alvo, sendo uma oportunidade valiosa para proteger a saúde individual e coletiva.
A coordenadora de imunização de Fortaleza, Vanessa Soldatelli, enfatiza que a participação na campanha não apenas protege o indivíduo, mas também contribui para a redução da circulação de doenças no país. Ela destaca a importância dos pais ou responsáveis levarem suas crianças e adolescentes aos postos de saúde mais próximos para verificar a caderneta de vacinação e atualizá-la, se necessário.
Além dos 22 postos de saúde abertos neste sábado, a Prefeitura de Fortaleza oferece a imunização em 118 unidades de saúde de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30. Aos finais de semana e feriados, a vacinação continua em duas unidades, das 8h às 16h30, cujos endereços podem ser consultados no portal da Prefeitura (fortaleza.ce.gov.br).
A documentação de identificação é o único requisito para acessar a vacinação. Conforme o poder público, os profissionais de saúde estão preparados para orientar sobre as vacinas necessárias e aplicá-las de forma segura.
Vacinas disponíveis para crianças e adolescentes
As vacinas disponíveis nos postos de saúde em Fortaleza, para a Campanha de Multivacinação, abrangem uma variedade de doenças e incluem BCG, Hepatite B, Poliomielite (VIP e VOP), Rotavírus, Pentavalente, Pneumocócica 10, Meningocócica C (conjugada), Febre Amarela, Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba, Rubéola), Varicela, Hepatite A, Tríplice Bacteriana (Difteria, Tétano e Coqueluche), e Papilomavírus humano (HPV) para crianças. Para adolescentes, as vacinas disponíveis são Hepatite B, Dupla bacteriana (Difteria e Tétano), Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba, Rubéola), Papilomavírus humano (HPV) e Meningocócica ACWY (conjugada), conforme esquema vacinal. A vacinação contra a COVID-19 também está disponível para este público.
Balanço da vacinação em Fortaleza
Até agosto deste ano, Fortaleza tinha cerca de 63 mil crianças com idade entre zero e 2 anos, sendo que 8.245 delas estavam com uma ou mais vacinas em atraso na caderneta vacinal. A tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) tinha uma cobertura de 89,5%, e a poliomielite, 80,9%. O município realiza várias estratégias, incluindo busca ativa realizada pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), para ampliar a cobertura vacinal e conscientizar sobre a importância da vacinação.
Dia D de Multivacinação
Como parte da campanha, o Dia D de vacinação ocorrerá em 7 de outubro nos postos de saúde de Fortaleza. O movimento promove a conscientização sobre a importância da imunização e seus benefícios para a saúde individual e coletiva. A programação completa do Dia D será divulgada nos próximos dias no portal da Prefeitura de Fortaleza.
Leia também | Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes começa neste sábado (30) no Ceará
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.