PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Crise interna: PDT do Ceará enfrenta momento decisivo nesta segunda-feira (16)

Reunião para eleger uma nova executiva, liderada pelos aliados de Cid, permanece marcada para esta segunda-feira (16)

Compartilhe
Crise interna: PDT do Ceará enfrenta momento decisivo nesta segunda-feira (16)
Foto: GCMais

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) no Ceará se encontra em meio a uma crise interna de destituições e reviravoltas. Recentemente, decisões judiciais na esfera comum e eleitoral suspenderam a destituição do Diretório Estadual do partido no estado, garantindo vitórias ao grupo liderado pelo senador Cid Gomes em detrimento do deputado federal André Figueiredo. Nesta segunda-feira (16), o grupo de Cid planeja uma reunião para destituir a executiva liderada por André e eleger uma nova liderança.

Na última terça-feira, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) suspendeu a ação de Figueiredo, permitindo que os membros do diretório estadual retomassem seus cargos no PDT. Essa decisão representou outra vitória para o grupo de Cid, fortalecendo sua posição na disputa legal.

Portanto, a reunião para eleger uma nova executiva, liderada pelos aliados de Cid, permanece marcada para esta segunda-feira (16) na sede do PDT em Fortaleza. Atualmente, o presidente em exercício é André Figueiredo, que detém as posições de presidente estadual e nacional. Ele havia se licenciado em julho para permitir que Cid assumisse o comando no Ceará. Contudo, ao suspender sua licença, retomou o controle do partido.

Leia também: TSE admite ação contra Lula e Alckmin por desfile de Carnaval
PUBLICIDADE

Essa mudança no controle do partido foi recebida com resistência por Cid, que comparou as ações de Figueiredo a posturas do ex-presidente Jair Bolsonaro, descrevendo-as como autoritárias e uma tentativa de sobrepor a vontade da maioria dentro do partido.

O grupo liderado por Cid representa atualmente a maioria do PDT no Ceará e mantém laços próximos com o governador Elmano de Freitas, membro do Partido dos Trabalhadores (PT). Em contraste, o grupo de André Figueiredo, que também inclui figuras como José Sarto, Roberto Cláudio e Ciro Gomes, atua como oposição ao governo petista.

PUBLICIDADE

A disputa direta entre Cid e André já dura meses, mas a crise no partido teve origem nas eleições de 2022, quando figuras proeminentes do PDT local passaram a se posicionar de maneira conflitante e a buscar apoio.

PUBLICIDADE

O senador Cid Gomes, ao se referir a essa luta pelo controle do PDT no Ceará, equiparou as ações de seus rivais no partido às do ex-presidente Jair Bolsonaro, enfatizando a importância de respeitar a vontade da maioria dentro da legenda e os princípios democráticos do PDT.

O embate envolve o deputado federal André Figueiredo, que ocupa o cargo de presidente nacional do PDT, e seus apoiadores. Figueiredo, agindo em nome da executiva nacional do partido, tentou inativar o diretório estadual do partido em um movimento contra o poder de Cid no PDT cearense.

PUBLICIDADE
Leia também
TSE admite ação contra Lula e Alckmin por desfile de Carnaval
POLÍTICA
TSE admite ação contra Lula e Alckmin por desfile de Carnaval
20 de set. de 2026 - 09:14
Gilmar Mendes valida reajuste de 15% do Bolsa Família e afasta violação à lei eleitoral
AUMENTO MANTIDO
Gilmar Mendes valida reajuste de 15% do Bolsa Família e afasta violação à lei eleitoral
18 de set. de 2026 - 20:15
Mendonça rejeita ação de aliado de Flávio Bolsonaro contra reajuste do Bolsa Família
MEDIDA
Mendonça rejeita ação de aliado de Flávio Bolsonaro contra reajuste do Bolsa Família
17 de set. de 2026 - 20:08