A Óticas Boris começou como uma loja no Centro, com apenas um funcionário, e 50 anos depois é apontada como a ótica mais lembrada do Ceará.
Nascida em Fortaleza, Óticas Boris completa 50 anos; relembre a trajetória
A Óticas Boris completa 50 anos de existência em 2023, tendo se espalhado por 11 municípios cearenses desde que começou a atuar. A companhia, nascida em Fortaleza, começou como uma simples loja em uma galeria no Centro e hoje é apontada como a ótica mais lembrada pelos cearenses, conforme a pesquisa Datafolha Top of Mind. Relembre a trajetória da empresa ao longo dos últimos 50 anos:
José Airton Ponte, tradicionalmente conhecido como “Seu Boris”, nasceu em Sobral em 1949, sendo um dos doze filhos. Aos 10 anos, começou a trabalhar e aos 15 anos partiu do interior para Fortaleza. Era o ano de 1964 e a capital do Ceará era uma cidade em ascensão.
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“Eu fui morar na rua Sete de Setembro, no Pirambu. Aprendi a andar para o Centro logo no segundo dia em que eu estava aqui. Comprei uns óculos nas Casas Freitas e descobri onde era que os camelôs compravam óculos”, lembrou ele. “Eu cheguei aqui e vi mais de 15 camelôs ali na esquina da Rua General Bezerril, ao lado da Assembleia, vendendo óculos. Se tinha tanta gente vendendo óculos, é porque era um bom negócio”, continua.
Foi nesse ano de 1964 que ele conseguiu “sair do camelô” e abriu sua primeira loja física. A partir disso, passou nove anos vendendo óculos esportivos no Centro, tendo começado as vendas na Praça do Ferreira, com os itens conduzidos nas mãos.
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Ele conta que em 1973, há exatos 50 anos, juntou suas economias e conseguiu a realização de um sonho: abriu sua primeira ótica na galeria Brandão, número 2 – a primeira das Óticas Boris, contando com apenas um funcionário. Em 1974, foi inaugurado o primeiro laboratório óptico e, com o passar dos anos, as filiais e o prédio administrativo.
O codinome Boris, que José tem consigo desde criança, veio de um apelido atribuído a seu pai, visto que ele se parecia com o ator Boris Karloff, artista britânico de filmes de terror. José Airton, na ocasião, se tornou o Borizinho – e gostou tanto que adotou o nome para si e para sua marca.
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“Eu consegui transformar esse nome Boris em uma marca. Era o apelido de um simples vendedor de óculos, um camelô, e consegui conquistar o respeito e a admiração da população do estado do Ceará. Esta marca está gerando mais de 500 empregos diretos”, celebrou o fundador, em outra ocasião, ao falar do assunto.
Para Boris, o segredo de chegar a essa marca é entender o cliente, sua personalidade e o que procura – e o mais importante, conseguir se colocar no lugar desse cliente, levando em conta também o valor que será cobrado.
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