Apesar de rápida disseminação, subvariantes podem ser menos letais
Ceará tem aumento de casos de Covid-19 por duas subvariantes da Ômicron
O Ceará registrou a presença de duas subvariantes da Ômicron, responsáveis pelo aumento da incidência de casos de Covid-19 no estado. De acordo com um sequenciamento genômico realizado pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa-CE), foram 47 amostras sequenciadas, com presença da subvariante JN.1 encontrada em 38. Uma amostra revelou a circulação da BA.2.86.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
As subvariantes JN.1 e BA.2.86.1 já foram localizadas em outros países, mas, no Brasil, foram identificadas pela primeira vez em circulação no Ceará. O trabalho de pesquisa foi feito pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen) com amostras do vírus colhidas em testes de Covid que deram positivo no estado, entre os dias 5 e 25 de novembro.
Leia também | Lula afirma que Declaração de Belém vai ser plano de ação detalhado e abrangente
Foram identificadas sublinhagens da variante BA.2.86, classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como “sob monitoramento” em 21 de setembro. Conforme a pasta, as duas não haviam sido identificadas no Brasil.
Reforço na vacinação
Entre os dias 4 e 15 de dezembro, os Vapt Vupt Antônio Bezerra, Messejana e Papicu, em Fortaleza, estarão abertos para vacinar a população das 8h às 17h. Os postos de saúde também funcionarão na capital e no interior do Estado.
“Contamos com a participação da população cearense, porque a vacinação ainda é a melhor forma de proteger as pessoas contra a doença. Os pais também podem aproveitar a oportunidade para atualizar o calendário vacinal dos filhos com outros imunizantes disponíveis. Vacinas são seguras e salvam vidas”, frisou a titular da Saúde, Tânia Mara Coelho.
Cenário atual
O Ceará contabilizou, neste ano, 19.136 casos de covid-19 e 77 óbitos. Entre os dias 1 e 30 de novembro, 2.809 pessoas foram diagnosticadas com a doença. Os dados refletem o resultado de testes rápidos e de exames RT-PCR realizados em todo o território cearense.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.