Ícone do site Portal GCMAIS

Luizianne cobra medidas após morte de jovem vítima de fake news em página de fofocas

Luizianne cobra medidas após morte de jovem vítima de fake news em página de fofocas

Foto: Reprodução

A deputada federal Luizianne Lins (PT) se manifestou nas redes sociais, nesta segunda-feira (25), sobre o caso da estudante mineira Jéssica Canedo, morta na semana passada após ser alvo de fake news de uma campanha de ataque nas redes sociais.

“Ainda profundamente comovida e indignada com a morte da jovem Jéssica, que teve conversas falsas vazadas por um perfil de milhões de seguidores. O Brasil assiste perplexo a gravidade da falta regulação mínima na Internet. É preciso que haja responsabilização pela morte da jovem vítima de fake news, que teve vida, sonhos e projetos interrompidos. Aprovar o #PL2630 é urgente para proteger a vida e a liberdade das pessoas. Nossa solidariedade aos familiares. Estaremos acompanhando de perto e cobrando responsabilização por essa tragédia anunciada”, escreveu.

Em tramitação desde junho de 2020, a Lei das Fake News tenta ampliar a responsabilização de plataformas de redes sociais e seus usuários sobre a disseminação de informações falsas pela Internet. Aprovada no Senado, a matéria ainda aguarda votação na Câmara dos Deputados.

A onda de ataques teria começado após páginas de fofocas de celebridades nas redes sociais – como a Choquei, com mais de 21 milhões de seguidores – divulgarem imagens falsas que indicariam um relacionamento entre ela e o humorista Whindersson Nunes.A jovem chegou a pedir que as páginas excluíssem o conteúdo falso, mas não teve resposta.

Entenda o caso envolvendo as fake news contra a jovem

Leia a nota publicada pelo perfil Choquei:

Publicidade

“Lamentamos profundamente o ocorrido e nos solidarizamos com os familiares e todos os afetados pelo triste acontecimento. Reforçamos nosso compromisso em agir com diligência e responsabilidade.

O perfil Choquei (@choquei), por meio de sua assessoria jurídica, vem esclarecer aos seus seguidores e amigos que não ocorreu qualquer irregularidade na divulgação das informações prestadas por esse perfil. Cumpre esclarecer que não há responsabilidade à ser imputada pelos atos praticados, haja vista a atuação mediante boa-fé e cumprimento regular das atividades propostas.

Em relação aos eventos que circulam nas redes sociais e que foram associados a um trágico evento envolvendo a jovem Jéssica Vitória Canedo, queremos ressaltar que todas as publicações foram feitas com base em dados disponíveis no momento e em estrito cumprimento das atividades habituais decorrentes do exercício do direito à informação.

O compromisso deste perfil sempre foi e será com a legalidade, responsabilidade e ética na divulgação de informações dentro dos limites estabelecidos na Constituição Federal, em especial no art. 5º, inciso IX.

Por fim, reafirmamos nosso respeito pela intimidade, privacidade, bem-estar e pela integridade.

Leia a nota da produtora do humorista

“A Nonstop Produções S.A., escritório responsável pelo gerenciamento de Whindersson Nunes, vem a público manifestar o posicionamento do artista sobre a dimensão catastrófica de uma história inventada a partir de uma fake news. Nesta sexta-feira (22), Whindersson Nunes foi surpreendido com a triste notícia do falecimento da jovem Jéssica. Perplexo com o desencadeamento desse novo massacre público proporcionado pelo uso negativo das redes sociais, o artista lamenta: ‘Estou extremamente triste. Voltei ao dia em que perdi meu filho. Que ninguém passe pela dor de enterrar um filho’.

A Nonstop Produções S.A. e Whindersson Nunes lamentam profundamente o ocorrido e prestam solidariedade à família da jovem Jessica, bem como repudiam, veementemente, o linchamento virtual e o uso nocivo das redes sociais. Se você estiver passando por questões emocionais, busque ajuda. Disque 188 para o CVV – Centro de Valorização da Vida.”

Leia também |TSE mantém multa de R$ 30 mil por fake news de Flávio Bolsonaro contra Lula

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

 

Sair da versão mobile